
A maior cerimônia do cinema aconteceu neste domingo (24), em Los Angeles, e trouxe, além de muito glamour, diversas personalidades talentosas disputando pela famosa estatueta do Oscar. Em 2013, a primeira categoria a ser anunciada foi a de melhor ator cadjuvante, que teve Christoph Waltz como vencedor. Entre os indicatos estavam: Alan Arki (Argo), Robert De Niro (O Lado Bom da Vida), Philip Seymour Hoffman (O Mestre), Tommy Lee Jones (Lincoln).
Quem ficou responsável pela apresentação da 85ª edição do Oscar foi Seth MacFarlane, diretor de "Ted" - ele também dublou a voz do ursinho nada carinhoso. Além disso, ele é o criador do desenho "Uma família da pesada". Na animação da Fox, ele dubla quatro personagens.
A animação "Paperman", que encantou muitos críticos ao ser exibida antes de "Detona Ralph" nos cinemas, ganhou o Oscar de melhor curta de animação. Outra produção da Disney, o filme "Valente" abocanhou a estatueta de melhor longa de animação.

Carlos Miranda, responsável pela direção de fotografia de "As Aventuras de Pi" ficou eufórico ao receber o primeiro Oscar de melhor fotografia. Já na categoria de melhor figurino, "Anna Karenina" levou a melhor. Jacqueline Durran subiu ao palco para um breve discurso de agradecimento.

Nas categorias de documentários, "Inocente" levou a estatueta por melhor curta. "Procurando Sugar Man" ganhou o Oscar de melhor documentário (longa-metragem). Confirmada a favorita, Anne Hathaway subiu ao palco do Oscar para aceitar a estatueta de melhor atriz coadjuvante e ficou emocionada ao fazer o seu discurso. "Vocês me inspiram", afirmou.

Adele também era uma das favoritas da noite. A britânica não conseguiu conter a emoção ao ser anunciada como a vencedora de melhor canção, com "Skyfall", que fez parte da trilha de "007 - Operação Skyfall".

Duas das categorias mais importantes da premiação, a de melhor atriz e ator, foram apresentadas por Jean Dujardin e Meryl Streep, respectivamente. Jennifer Lawrence e
Daniel Day-Lewis foram considerados os melhores atores do ano. A gafe da noite ficou com Jennifer, que quase caiu de boca nas escadas ao subir no palco para aceitar a estatueta. Para manter a compostura, ela brincou ao ser ovacionada. "Vocês só se levantaram porque eu cai".

"Argo" recebeu sete indicações e ganhou três, incluindo a de melhor filme. Ao aceitar a estaueta, Ben Afleck - diretor e produtor do longa - não deixou de descontrair. "Eu sei que vocês estao pensando 'é o produtor mais sexy do mundo'". O ator e cineasta resolveu não prolongar os agradecimentos, isso, segundo ele, é algo para se fazer pessoalmente "nas próximas semanas". Já o prêmio de melhor diretor ficou para Ang Lee, muito aclamado por sua adaptação do livro "As Aventuras de Pi".

Melhor ator coadjuvante
Christoph Waltz (Django Livre)
Melhor curta de animação
Paperman
Melhor longa de animação
Valente
Melhor fotografia
Claudio Miranda (As Aventuras de Pi)
Efeitos visuais
As Aventuras de Pi
Melhor figurino
Anna Karenina
Melhor maquiagem e penteado
Os Miseráveis
Melhor curta
Curfew
Melhor curta de documentário
Inocente
Melhor documentário
Procurando Sugar Man
Melhor filme estrangeiro
Amor (Áustria)
Melhor edição de som
A hora mais escura e 007 - Operação Skyfall
Melhor atriz coadjuvante
Anne Hathaway (Os miseráveis)
Melhor montagem
Argo
Direção de arte
Lincoln
Melhor trilha sonora
As Aventuras de Pi
Melhor canção
"Skyfall", de Adele
Melhor roteiro adaptado
Argo
Melhor roteiro original
Quentin Tarantino (Django Livre)
Melhor diretor
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Melhor atriz
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Melhor ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Melhor filme
Argo