
A tradicional ceia de Natal deve sofrer adaptações devido à inflação e alta dos preços. Segundo uma pesquisa feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção de Defesa do Consumidor do Procon-SP, os alimentos típicos das festas estão com preço 17,11% mais elevado do que no ano passado. Entre eles, disparou o preço das carnes bovinas, peru, bacalhau, frango, ovos e azeitona. Já os suínos, arroz, leite e frutas subiram menos. Para enfrentar os desafios da economia, pedimos para chefs de São Paulo darem dicas de como driblar a alta dos preços e indicarem receitas que podem ser uma alternativa mais barata na mesa. Confira!

Chef Almicar Azevedo, do NOU
"Uma boa ideia seja deixar de lado o peru e partir para receitas com lombo – carne de porco ainda tem o preço melhor. E ainda assim, não deixa de combinar com a ceia de Natal. A outra boa ideia é incrementar pratos simples: o arroz pode ganhar um ingrediente diferente do habitual, e pode até surpreender os convidados. E assim você também não precisa fazer diversos pratos, basta apostar em apenas um ingrediente", diz.
Arroz de Alho Poró
Ingredientes:
- 500 g de arroz feito na hora
- 3 talos de alho-poró em rodelas
- 500ml de creme de leite
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- Noz moscada
- Sal e Pimenta
Modo de preparo:
Refogue o alho poró fatiado na manteiga. Depois adicione o creme de leite. Tempere com noz moscada, sal e pimenta. Deixe o creme de leite reduzir até dar uma encorpada. Disponha o arroz em uma travessa e regue com o creme de alho poró.

Chef David Kasparian, do Stella
O chef acredita que a troca da proteína pode ser uma boa ideia nesse Natal. “A carne de cordeiro está acessível, além de ser muito saborosa e fácil de preparar. Ela também é um símbolo de ceias de Natal e combina muito bem com qualquer acompanhamento”, explica.
Paleta de Cordeiro
Ingredientes:
- 1 paleta de cordeiro
- 300g de cebola
- 3 dentes de alho
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho
- azeite
Modo de preparo:
Tempera a paleta com sal e pimenta a gosto. Marina por 1 dia a paleta com a cebola, alho, alecrim, tomilho e azeite. Leve para uma assadeira, cobre com água e use papel alumínio, cozinhe por 8h a 160º. Retire o papel alumínio e espere dourar por mais 30 min. Passe todo o caldo por uma peneira e reduz. Jogue o caldo reduzido em cima da paleta.

Chef Carlos Leiva, do Nonna Rosa
Para o chef, os pratos italianos tradicionais cabem perfeitamente na ceia de Natal – por serem preparações que tem tudo a ver com a ideia de reunir a família em volta da mesa para compartilhar refeição e o momento. A recomendação dele é que uma boa lasanha, pode muito em seus efeitos e com certeza, agrada todo mundo. Porém, quem ainda quer reutilizar as sobras da ceia do dia 24, consegue preparar um belo arroz de forno. “Não importa a proteína: seja frango, lombo e até cordeiro”, comenta.
Riso Al Forno
Ingredientes:
- 1 kg de arroz
- 500g de proteína a gosto desfiadas ou cortadas em pedaços pequenos
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 colher de extrato de tomate
- ervas picadas (alecrim, tomilho e sálvia)
- 500g de creme de leite
- 2 ovos
- 100 de parmesão ralado
- sal e pimenta
Modo de preparo:
Em uma frigideira com um fio de azeite, refogue a cebola em cubos pequenos e o alho amassado. Acrescente as ervas. Se você tiver ainda, acrescente aquele molho que fica na assadeira depois de assar a proteína (seja porco, cordeiro ou peru) e uma colher de extrato de tomate. Misture os ingredientes e acrescente as proteínas desfiadas. Deixe no fogo até incorporar e ficar aquecida. Depois, misture tudo ao arroz e, se tiver sobrado frutas secas e castanhas, nozes, pode acrescentar também. Em um bowl misture o creme de leite, os ovos, o queijo, sal e pimenta até ficar bem incorporado. Jogue a mistura por cima do arroz e leve ao forno a 200 graus por 20 minutos.
Chef Laura Oliveira, do Bottega 21
Amante de entradinhas, a chef acredita que uma boa forma de burlar a alta dos preços é investir em entradinhas com ingredientes que são de fácil acesso que oferecem um milhão de possiblidades quando misturados com criatividade. “Uma tosta é ótima, agrada tudo mundo, vai bem para acompanhar os drinks antes da ceia e é ótimo para abrir o apetite”, explica a chef. Usando uma base de ricota – temperada com azeite, sal e gotas de limão – é possível incrementá-la com frutas (figo, ameixa, uva verde, entre outras), e até mesmo itens mais baratos como sardinha.

Crostini de ricota e figo
Ingredientes:
- 1 fatia grossa de pão de fermentação natural
- 2 colheres (sopa) cheias de ricota temperada com gotinhas limão siciliano, azeite e sal a gosto
- ½ ou 1 figo cortado em fatias (pode substituir por uva verde, ameixa ou outros)
- Azeite
- tomilho
- gergelim torrado
- mel
Modo de preparo:
Toste o pão na frigideira. Passe a ricota no pão, coloque as fatias de figo. Finalize com mel a fio, tomilho e o gergelim.