Quantcast
Channel: Revista Quem Acontece
Viewing all articles
Browse latest Browse all 971807

Mônica San Galo lança novo trabalho após nove anos de hiato: "É muito caro fazer música no Brasil"

$
0
0
Mônica San Galo (Foto: Divulgação)

 

Um livro de poesias sobre a dor de perder o marido inspirou a criação de Comovida, do novo álbum da cantora Mônica San Galo. A cantora relembrou para QUEM o encontro despretensioso com a autora Lúcia Cortez Mendonça na Praia de Monte Cristo, na Bahia.

"Estava curtindo uns dias na casa de amigos com o meu marido e fui apresentada para a Lúcia. Ela me mostrou o seu livro e, de brincadeira, peguei o violão e fui musicando. Naquela hora foi surgindo o álbum. Não só o livro me comoveu como a história dessa escritora. Ela perdeu o marido que lutou anos contra uma doença. Além disso, ela é uma mulher com mais de 80 anos, que ainda é ativa, trabalha como psicóloga e escritora. Tudo a ver com esse momento em que as mulheres buscam a real independência", conta ela, que apresenta canções com ritmos variados no novo trabalho como samba, fado, frevo e bossa nova.

LEIA MAIS: Ivete Sangalo sobre recuperar curvas após parto: "Não estou com essa neura, não"

O novo álbum foi lançado nove anos após o primeiro trabalho da cantora, Confissões de Madame. Mônica, que ainda é escritora e artista plástica, não tem problema em assumir que a dificuldade financeira foi o motivo de tamanho hiato.

"Demorei porque é muito caro fazer música no Brasil. Somos ricos culturalmente, temos uma diversidade cultural imensa. Mas é um desafio fazer música no Brasil em termos de grana. É complicado fazer qualquer coisa, na verdade. Além disso, tenho uma carreira paralela. Sou artista plástica, o que demanda mais tempo de mim. Neste tempo fiz três exposições."

O parentesco com Ivete Sangalo, de quem é irmã, não abre portas para Mônica, que conquista seu próprio espaço. Mas se engana quem pensa que seu sobrenome tem grafia diferente para evitar comparações.

Mônica e Ivete  (Foto: Reprodução)

 

"Eu digo que é melhor ser irmã de Ivete que de um desses políticos (risos). Só tem vantagens ser irmã dela!", afirma. "O nome da família é com a grafia separada. Não sei se foi um erro do cartório, que registrou a Ivete com o San Galo como se fosse uma única palavra, ou se a imprensa acabou escrevendo dessa forma. Mas no meu RG está separado", explica.

Durante a infância e juventude, as duas trocavam muitas figurinhas musicais. "A música surgiu de forma muito orgânica na minha vida. Meu pai (Alsius Sangalo) era violonista e me ensinou a tocar o instrumento muito cedo. Comecei a tocar violão aos seis anos. Ele também me apresentou para os grandes compositores da MPB. Quando comecei a tocar em bares, levei muitas vezes a Ivete e a Cynthia (outra irmã) comigo. No começo a Ivete não queria cantar, mas eu sempre falava que a voz dela era bonita e que ela podia cantar", relembra Mônica, que não descarta a possibilidade de fazer uma parceria com a irmã no futuro.

"A gente tem um problema de agendas, mas não descarto a possibilidade. Já gravei uma canção em um trabalho de Ivete que foi Completo, do DVD Pode Entrar (2009). Foi bacana", diz.

LEIA MAIS: Ivete Sangalo se emociona ao falar sobre apoio de famosos ao seu novo hit: "Me sinto privilegiada”

Mônica é só elogios para as novas sobrinhas Marina e Helena, que nasceram no dia 10 de fevereiro. Além das gêmeas, Ivete tem Marcelo, de 8 anos. "Elas são maravilhosas! Uma delas, a Helena, parece demais com a minha mãe. A outra parece mais com Daniel (Cady, marido de Ivete)."

A musicalidade de Mônica já foi herdada por sua filha Camila Nunes, de 27 anos. Mesmo diante de tantos obstáculos, ela nunca desmotivou a jovem a seguir sua profissão. "Minha filha é uma cantora maravilhosa. Até dou umas dicas, mas acredito que as pessoas têm que viver suas próprias experiências. Tem que engrossas o pescoço (risos). Apesar de ser uma carreira difícil, ela é bacana. O lado de fazer a música é muito bom e vale a pena diante de vários problemas. Faz tudo valer a pena."

Camila Nunes, filha de mônica San Galo (Foto: Reprodução)

 

Mônica San Galo (Foto: Divulgação)
           (Foto: Divulgação)
Mônica San Galo (Foto: Divulgação)

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 971807


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>