
Por Carla Neves
Educação, direitos humanos e sustentabilidade ambiental serão os pilares da 25ª edição da Ação Global, que acontece neste sábado (26) em 27 cidades brasileiras e no Distrito Federal. A iniciativa - que é uma parceria entre a Globo e o Sesi - já prestou cerca de 47 milhões de atendimentos ao longo de 26 anos e este ano tem como embaixadora a apresentadora do É de Casa, Cissa Guimarães. "Me senti homenageada e responsável ao ser convidada para ser a embaixadora da 'Ação Global'. É uma campanha de extrema importância e estou muito feliz em fazer parte e poder ajudar. O público poderá resolver várias questões de uma só vez, sem burocracias", conta a QUEM.
Tradicional oferta de serviços gratuitos de saúde, cidadania e qualidade de vida, a "Ação Global" reúne públicos de todas as idades. Um dos destaques deste ano é a participação da Defensoria Pública, que oferecerá orientação jurídica nas áreas de Família, Cível, Criminal, Consumidor e Moradia. A emissão de documentos continua sendo um dos serviços mais procurados pelo público. As pessoas terão a chance de dar entrada na carteira de identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, com a inclusão de fotos 3x4 – de acordo com a disponibilidade de serviços de cada cidade. Algumas localidades oferecerão abertura de processos de casamento e união estável. "A Ação Global oferece serviços básicos, que podem ser resolvidos todos em um único dia e em um mesmo local. Documentos e saúde deveriam ser direitos adquiridos do cidadão para exercer sua profissão e viver bem", diz Cissa.
A apresentadora aprecia a iniciativa e conta que, em seu dia a dia, também procura fazer ações para mudar o mundo para melhor. "Me considero uma cidadã bacana, tenho noção do meu tamanho no mundo, meu limite. Tenho consciência de que moramos em uma grande comunidade e tenho um olhar para o outro. Controlo a quantidade de água no banho, o local correto onde estaciono meu carro, separo o lixo reciclável... Acredito que são preocupações básicas com as quais conseguimos lidar no dia a dia. Penso que quando fazemos a nossa parte corretamente tudo melhora. Acima de tudo temos que ter respeito pelo outro", argumenta ela.
Clique para curtir a QUEM no Instagram e saber tudo sobre os famosos!
SERVIÇOS
Em grande parte dos municípios em que a iniciativa será realizada, de Norte a Sul do Brasil, outro destaque é o incentivo à volta aos estudos daqueles adultos que tiveram que parar de estudar, reforçando o compromisso dos parceiros Globo e SESI com os temas relacionados à educação. O SESI oferecerá mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de realizar aulas demonstrativas da nova metodologia do curso, que oferece um currículo mais conectado com a realidade profissional dos alunos. Em 2017, cerca de 3,6 milhões de matrículas foram feitas na modalidade.
As crianças poderão se divertir com programações pensadas especialmente para elas com gincanas, atividades como pinturas de rosto, oficinas esportivas, contação de histórias e outras iniciativas, variando de cidade para cidade. Voluntários de saúde bucal vão ensinar como escovar os dentes corretamente.
No Rio de Janeiro haverá, ainda, coleta seletiva de resíduos, orientações sobre autismo, consultas com médicos voluntários de especialidades como dermatologia e geriatria, além de orientações sobre direitos do consumidor e esclarecimentos aos empreendedores por especialistas do Sebrae. Em São Paulo, o público receberá orientações sobre nutrição saudável para bebês e crianças, poderá se vacinar contra febre amarela e receberá orientações sobre prevenção à dengue e planejamento familiar, entre muitos outros serviços.
LEIA MAIS: Cissa Guimarães 'tira onda' em mototáxi
