Quantcast
Channel: Revista Quem Acontece
Viewing all articles
Browse latest Browse all 971807

Giovanna Nader, consultora de moda sustentável, entrega: "Já me achei ecochata"

$
0
0
Giovanna Nader (Foto: Guilherme Nabhan/Divulgação)

 

Giovanna Nader nunca pensou em trabalhar com moda. Formada em Administração com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo e pós-graduada em Branding pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, a mineira, de 33 anos, que é consultora de moda sustentável e apresentadora da série Se Essa Roupa Fosse Minha, do GNT, mudou de ideia durante a pós-graduação na Espanha.

"Minha pós era sobre o grupo da Zara e tive que estudá-lo a fundo. Com isso tive acesso às marcas, mas também consumi muito em brechó. Voltei para o Brasil,em 2011, e fui trabalhar na 284 Brasil. Caí meio sem querer no mundo da moda, mas aprendi muito sobre o mercado. Dois anos depois, ao lado da minha sócia, Raquel Vitti Lino, decidi fundar o Projeto Gaveta, como consumidoras. Pensamos: 'por que não trocar as roupas entre amigas?", recorda.

LEIA MAIS: Gregório Duvivier passeia com a mulher e a filha no Rio de Janeiro

Segundo Giovanna, o propósito fundamental e inicial do Gaveta era difundir o conceito de clothing swap no Brasil, criando uma rede em que os participantes pudessem trocar, entre si, roupas que não usam mais. Com o passar do tempo, contudo, ela e a sócia perceberam a necessidade de ter um espaço maior para incentivar uma moda mais humana, sustentável e real e decidiram ampliar a ideia, já que o que era apenas um projeto tornou-se, então, um movimento.

"Lembro que no minha ideia para o Gaveta foi: 'por que não trocar roupas com todo mundo, não só entre amigas?' Achamos um modelo de negócio bacana e, desde então, foram mais de 65 mil peças circuladas. São eventos com 200 participantes, não tem dinheiro envolvido, é tudo na base da troca", explica.

LEIA MAIS: Gregorio Duvivier se declara para a ex-sogra, Adriana Falcão: "uma das minhas pessoas preferidas do planeta"

Atualmente, o objetivo do Projeto Gaveta é a conscientização das pessoas. Giovanna e a sócia apoiam a moda como reflexo de uma expressão pessoal e querem a diversidade de estilos, a originalidade, espontaneidade e autenticidade.

"Desde que o Gaveta foi criado, fui entrando nesse universo sustentável. No início, trocava roupa, mas ainda trocava muito errado. O mercado da moda e é o quinto mais poluente do mundo e o segundo que mais escraviza pessoas, ficando atrás apenas do de tecnologia. A gente vai tomando consciência do que está por trás da roupa que a gente usa. E comecei a comunicar nos meus canais. Assim veio o convite para fazer o programa no GNT", conta.

Giovanna Nader (Foto: Guilherme Nabhan/Divulgação)

 

Giovanna Nader (Foto: Guilherme Nabhan/Divulgação)

 

Giovanna Nader (Foto: Guilherme Nabhan/Divulgação)

 

Giovanna Nader (Foto: Guilherme Nabhan/Divulgação)

 

Giovanna Nader é bem atuante em relação ao consumo sustentável (Foto: Reprodução/Instagram)

 

EXTROVERTIDA
Embora nunca tenha feito um programa antes, Giovanna sempre fez teatro e fica super à vontade diante das câmeras. "Sempre fiz teatro, nunca me assumi como atriz. Nunca botei como prioridade, mas quando aconteceu o programa, pensei: 'é agora que vou colocar esse meu lado para fora'. Tenho muita vontade de fazer uma peça autoral sobre sustentabilidade. É um sonho que tenho guardado em algum lugar", revela ela, que participou da Cia de Teatro Os Satyros, em São Paulo.

Giovanna Nader gosta de garimpar roupas em brechós (Foto: Reprodução/Instagram)

 

SEM EXCESSOS
Na série Se Essa Roupa Fosse Minha, dividida em 13 capítulos, Giovanna promove uma conversa em torno de um estilo de vida sem excesso, repensando a maneira como lidamos com o consumo. "A cada episódio a gente visita um brechó diferente de São Paulo. A gente tira esse mito da roupa usada. Nos garimpos escolhemos uma peça, customizamos, falamos sobres estilo de vida sustentável, moda livre, consumo consciente", explica.

Giovanna não está sozinha no programa. Fazem parte do casting fixo também a estilista Ana Paula Xongani e a figurinista Marina Franco, que introduzem o público a esse universo e trazem dicas para garimpar em brechós, identificar bons tecidos, ressignificar peças, produzir menos lixo e transformar roupas. O designer André Carvalhal também participa com um quadro no qual traz a contextualização de movimentos e tendências que impactam o consumo.

Giovanna Nader no programa Se Essa Roupa Fosse Minha (Foto: Reprodução/Instagram)

 

ECOCHATA
Giovanna defende a sustentabilidade não só na moda. "Sempre falo que a mudança começa aos poucos. Mas é muito difícil a gente se adaptar a tudo, existem pequenas mudanças que todo mundo pode fazer em casa: separar o lixo caseiro, por exemplo. Tenho uma coleção de fraldas ecológicas, já fui muito assídua no uso delas, mas como minha vida está mais corrida, estou usando fralda descartável [a apresentadora é mãe de Marieta, de 1 ano e 8 meses, de seu casamento com o ator Gregório Duvivier, de 33 anos]. Já consegui redizir meu consumo de carne vermelha, polvo e porco. A transição na alimentação tem que ser planejada", diz.

Casada com Gregório Duvivier desde 2017, Giovanna conta que o marido também segue a linha sustentável. "A gente pode fazer a nossa parte. Em casa tentamos fazer o máximo que conseguimos. O Greg é super parceiro, somos muito conscientes. Esses dias fui com minha filha ao dentista e ela deu um balão para a Marieta. Aquilo me incomodou, porque o balão é um plástico que não se decompõe nunca", argumenta.

Giovanna admite que já se achou ecochata, mas melhorou com o tempo. "Às vezes ainda sou ecochata, mas acho que, cada vez mais, os ecochatos estão sendo vistos como legais. A gente deve se unir em prol da natureza, é para o bem de todo mundo", afirma.

Gregorio Duvivier se casa (Foto: Reprodução)

 

Giovanna Nader é fundadora do Projeto Gaveta (Foto: Reprodução/Instagram)

 

ARMÁRIO CÁPSULA
Giovanna tem pouquíssimos itens no guarda-roupa. "Meu 'armário capsula' é mais enxuto. Deixo visíveis as roupas que vou usar em determinada estação, peças que combinam entre si. Não significa que só tenha isso de roupa", explica. "Vejo a moda como um potencial de expressão. E 90% do meu armário é de roupas de brechó. Como as pessoas sabem que não tenho preconceito com roupa usada, ganho muita roupa. Faço pelo menos três limpas no meu armário durante o ano", acrescenta.

Giovanna conta que também é zero consumista com a filha. "Comprei pouquíssimas coisas para a Marieta, a prima de três anos [Gaia] passa tudo para ela. Sempre que tem esse ritual da passagem de roupas, coloco a Marieta na frente e falo: 'olha, Marieta, é da Gaia'. Para ela entender como funciona. Também compro em brechó infantil. Ela ganha tudo e passa tudo", revela.

Giovanna Nader e a filha, Marieta (Foto: Reprodução/Instagram)

 

RETORNO
Além do programa no GNT, Giovanna fala sobre moda sustentável em suas redes sociais (@giovannanader). E tem tido um retorno positivo de sua luta diária para conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo. "Tenho retorno diário. Recebo muitas mensagens de gente falando: 'muito obrigada, nunca ninguém tinha me dito isso'. Porque a moda aprisiona muito. Padroniza e acaba que nem todo mundo consegue expressar seu estilo. Existe uma bolha muito livre que expressa seu estilo. Me alimento muito dessas fontes e tento passar nas redes sociais de uma maneira consciente. Isso é o que mais me motiva", afirma.

Giovanna Nader (Foto: Reprodução/Instagram)

 

ALMA GÊMEA
Há três anos e meio com Gregório, Giovanna lembra com carinho de quando conheceu o ator, em julho de 2016. "Não tínhamos nenhum amigo em comum, mas eu estava em um projeto de levar peças de teatro para Uberlândia e a gente se conheceu lá e foi se falando. Depois de um tempo de conversas, ficamos e estamos juntos até hoje. Aprendo diariamente com ele, a gente é muito parceiro enquando casal, pensamos muito igual. Estamos sempre compartilhando nossos planos e projetos. A gente é muito alminha gêmea", derrete-se.

Gregório Duvivier e Giovanna Nader (Foto: Reprodução/Instagram)
Giovanna Nader e Gregório Duvivier (Foto: Reprodução/Instagram)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 971807