O programa Você Decide, da Rede Globo, foi um sucesso na década de 90 ao dar a oportunidade ao telespectador de votar por telefone no final que ele queria ver para a história. A opção eleita pela maioria era a escolhida. Bandersnatch, filme inspirado no seriado Black Mirror, do Netflix, ampliou ainda mais essa interação.
LEIA MAIS: Série 'Você' aposta em suspense baseado nos perigos das redes sociais
Quem assiste a história de um jovem que recebe uma oferta de emprego para criar um jogo, decide desde o que ele vai comer no café da manhã até sobre ações que poderão ocasionar em mortes. Para isso, a pessoa que assiste tem que clicar em dez segundos em uma das duas opções sugeridas para a ação de Stefan (Fionn Whitehead).
Em um primeiro momento, a história parece simples, mas assim como na maioria dos episódios do seriado, este filme traz a tona uma questão ligada ao mundo da tecnologia e da conspiração: a possibilidade de que nossas decisões sejam controladas por uma organização ou pessoa.
As opções de finais são diversas. Tem algumas mais dramáticas e assustadoras, mas as minhas favoritas são as saídas divertidas e bem sacadas, criadas por Charlie Brooker para o personagem principal.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Brooker afirmou que ele mesmo não conseguiu desbloquear todos os finais. Apesar de algumas pessoas afirmarem que são cinco no total, ele garante que criou mais finais para a história. "Eu não sei quantos finais realmente existem, acho que esqueci, mas há mais que isso (cinco)", garante ele. Tem fãs que já listam mapas de como chegar a até dez finais.
LEIA MAIS: Bird Box acerta em suspense sem clichês, mas peca em adaptação de roteiro com cenas inverossímeis
Claro que isso torna impossível a tarefa de assistir apenas uma vez ao episódio. Mas apesar de termos o poder da escolha, em alguns casos, é como se nós mesmos fôssemos controlados pelo filme e levados a escolher a opção divergente da nossa para podermos dar sequência a história.
A primeira vez que vi, fiz as escolhas mais incoerentes para a trama. Passei por tantos finais, tive a chance de repensar escolhas, mas mesmo assim encontrei novos caminhos na segunda e terceira vez que assisti Bandersnatch.
Reconheço que quero assistir mais uma vez e o filme, que me deixou ainda mais ansiosa para a quinta temporada de Black Mirror, ainda sem data de estreia e que terá até um episódio gravado no Brasil.