A página da Torcida Organizada Galoucura, do clube Atlético Mineiro, publicou nesta quinta-feira (16) uma nota de repúdio sobre a presença da ex-BBB Gabi Martins no lançamento do novo uniforme oficial do time no próximo domingo (19).
Isso porque alguns torcedores descobriram um vídeo antigo, em que Gabi aparece cantando o hino do Flamengo com a camiseta do clube e ainda beijando o escudo rubro-negro.
"O Clube Atlético Mineiro é nosso maior amor e todo Atleticano é inteiramente leal ao clube não dividindo sua paixão. E não seria diferente nossa expectativa no lançamento do novo Manto Alvinegro, mesmo em meio a pandemia. Porém uma notícia que desestimulou nossa expectativa, foi a presença da ex BBB Gabi Martins que publicamente mostrou ser torcedora do nosso maior rival interestadual, sendo assim, jamais poderia nos representar em uma data tão importante", diz o comunicado emitido no Facebook.
O texto ainda sugere outros nomes de famosos para o evento, que são torcedores do Atlético. "Repudiamos sua presença no lançamento e salientamos à diretoria alvinegra, diversos artistas que são alvinegros de verdade, como: Djonga, Wilson Sideral, Rogério Flausino, Chico Pinheiro e muitos mais".
Torcedores já haviam criticado escolha
Em vídeo divulgado pela página oficial do Atlético Mineiro no Instagram nesta quinta (16), Gabi Martins aparece com a camiseta do time, convidando os torcedores para o lançamento do novo uniforme.
"Fala, massa atleticana. Aqui é Gabi Martins e eu vim aqui te fazer um grande convite. Bora acompanhar o lançamento das novas camisas do Galo e ainda curtir uma música boa? É isso aí. Eu e o Felipe Hott vamos estar juntos neste domingo, às 16h, na TV Galo para deixar seu fim de semama ainda mais alvinegro", diz a cantora.
Nos comentários, muitas pessoas já mostraram sua insatisfação com a escolha da ex-BBB. "Não estou querendo ser chato, mas tem video dela cantando hino do Flamengo", avisou um. "A menina que beijou a camisa do Flamengo?", escreveu outro. "Fora, flamenguista", postaram alguns.
Ana Paula Siebert e Roberto Justus celebram nesta sexta-feira (17) dois meses de Vicky. A modelo, que tem compartilhado sua rotina com a bebê, surpreendeu ao dizer que não iria mostrar sua silhueta voltando ao que era antes da gestação. Envolvida com amamentação e cuidados com a pequena, ela acredita que, após ter se tornado mãe, o corpo deixou de ser “prioridade”.
A Quem, Siebert conta como tem se adaptado à nova rotina e as dificuldades de lidar com um recém-nascido durante a quarentena por conta do novo coronavírus. Ela ainda detalha a participação do marido nos cuidados com o bebê, e afirma que Rafaella, filha do empresário com Ticiane Pinheiro, tem contribuído com sua experiência com Manuella. A menina, de um ano, é filha da apresentadora com César Tralli.
Como está sendo a rotina com Vicky?
Ela ainda não está 100% regulada nos horários, mas está superlegal. No início, fiquei bem preocupada sobre como seria. Mas o isolamento teve seus lados complicados e seus lados bons para mim, como mãe. Tive tempo, sem muita gente, de ficar me dedicando. Passei por essa fase mais rapidamente do que uma mãe que fica recebendo gente ou tem muitos compromissos. Tive que me dedicar a ela.
Você costuma falar sobre a dificuldade da amamentação. Como está agora quanto a isso?
Os primeiros 15 dias foram muito difíceis! As noites em claro, muita dor, o peito machucava… era uma coisa bem intensa! Aquela história toda que ninguém conta pra gente, mas passou e já não sinto mais dor. Agora é o maior prazer da minha vida amamentar e ver que ela está engordando. O que eu mais gosto é quando ela termina de mamar e eu fico com ela no colo, que ela encosta a cabecinha no meu seio, fica dormindo com o contato pele a pele.
Qual foi sua maior dificuldade?
Amamentação. Disparado! Muito mais do que a cirurgia da cesárea, falta de sono ou aprender a lidar com ela no início. Muitas mães desistem de amamentar. Tive ajuda, contratei uma consultora de amamentação, e mesmo assim foi muito difícil. Tirando isso, foi tudo tranquilo. Ela é muito calma. Brinco que ela não parece nossa filha porque somos muito agitados. Ela dorme à noite, tem pouca cólica e só chora para mamar.
Tem conseguido descansar?
Não durmo uma noite completa. Acordo a cada três ou quatro horas. Com o isolamento, pelo menos eu consigo dormir até um pouco mais tarde.
Consegue ter tempo para você?
Sim. Fiquei uns dez dias de não conseguir me cuidar muito bem, e depois ela começou a entrar no ritmo das mamadas. Nos intervalos, eu cuido de mim. Tenho ajuda de uma enfermeira, o que deixou um pouco mais fácil, não vou dizer que não. Agora que ela começou a ficar um pouco mais acordada. Mas no início, o bebê só come e dorme.
Como foi receber a notícia de que Vicky estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço?
O sonho da minha vida sempre foi ter parto normal, e eu tinha certeza de que queria que fosse assim porque é cultura da minha família. Cesárea era um fantasma pra mim, me assombrava, tinha medo. Não queria passar por isso, mas a gente descobre que não tem controle de nada. Vicky até o final estava sentada e a minha médica falava: “Ana, a natureza quis assim, e não é indicado um parto normal com uma criança sentada quando é a primeira gravidez, porque pode passar o corpinho e a cabeça não passar”. Tudo que eu não queria era correr risco. Queria ter um parto normal saudável. Fiquei até o final aguentando, esperando ela virar até quase 40 semanas. Fiz exercícios, pilates, tudo o que me indicaram e não adiantou. Quando a gente decidiu marcar a cesárea, era porque já estava perto das 40 semanas e era aniversário de 100 anos da mãe do Roberto. No momento da cirurgia, ela viu que a bebê estava com muitas voltas do cordão enroladas e bem presas. Vicky não teria como virar. Se tivesse forçado o parto normal, poderia ter acontecido uma tragédia. Aprendi o quanto é importante a gente respeitar os nossos limites.
Como foi o pós-operatório?
Foi tranquilo. Fiquei dolorida nos dois dias seguintes. A amamentação doeu tanto que esqueci da dor da cesárea (risos).
Por que decidiu não mostrar a volta da silhueta após o bebê?
Muitas pessoas mostram aquela evolução, fazendo foto da barriga de biquíni, no espelho. Não julgo porque pesquisei muito essas fotos antes de engravidar e acompanhei pessoas que fizeram. Não me incomodo de ver, mas sei que nas redes sociais as pessoas se comparam com a gente. Então, decidi não fazer. A minha genética é magra, e perco peso facilmente, mas não é assim para muitas pessoas. Não quis frustrar ninguém e ser símbolo dessa comparação. Depois que a gente vira mãe, vê que o corpo não é prioridade no pós-parto. Por exemplo, não podia fazer exercícios depois da cesárea, e uma dieta muito rigorosa prejudica o meu leite, e eu quero amamentar. Não voltei ao meu peso normal ainda, mas já emagreci naturalmente por causa da amamentação.
Como Justus cuida da bebê?
Ele não troca fralda e nem dá banho. Ele gosta muito de estar junto. Dou peito e ele a segura para arrotar, brinca com ela, cuida, canta, curte ela... mas depois de cinco filhos, ele nem sabe trocar fralda. Já a Rafa curte muito, dá banho… sabe fazer mais do que o pai dela por causa da experiência da Manu. Ela está aprendendo tudo com a Manu para fazer com a Vicky.
Pretendem ter mais filhos?
A fábrica já fechou. Combinamos que seria um só, e essa decisão foi tomanda desde o início do relacionamento. Vicky tem quatro irmãos, não é filha única, além dos sobrinhos, que têm a mesma idade dela praticamente. Vão brincar todos juntos.
YUNGBLUD, de 22 anos de idade, também conhecido como Dominic Harrison, é um dos rostos da nova geração de artistas que canta sobre e para aqueles que, como ele mesmo diz, são excluídos. Transitando por vários gêneros musicais, como o rap, rock alternativo e o pop punk, o cantor canta sobre liberdade sexual, solidão, os problemas da juventude, injustiças sociais e amor. Em conversa com Quem, o britânico deu detalhes sobre o novo single, Strawberry Lipstick, e falou sobre a carreira em ascensão desde quando lançou seu primeiro álbum, em 2018.
Gravado durante a quarentena, o clipe é inspirado no punk e no rock britânico. "[Essas influências] estão no meu sangue, na minha alma. Meu pai tem uma loja de guitarras. Eu cresci com isso e me fez o que sou hoje", diz Dom. Ele e a equipe foram testados para coronavírus antes da produção e só seguiram com o projeto após os testes darem negativos.
ASSISTA AO CLIPE DE STRAWBERRY LIPSTICK ABAIXO
Com o sucesso de hits – como Parents, Tongue Tied, 11 Minutes –, ele se viu pressionado a transformar seu estilo em algo mais genérico. "F*da-se! Eu não entrei [na música] para fazer isso. Entrei para construir uma comunidade. Eu represento uma comunidade que não é representada. Uma comunidade de pessoas que não estão em uma caixinha [que nos impõem]", afirma.
Dom cita Amy Winehouse, Freddie Mercury e Rolling Stones como exemplos de artistas populares que não perderam sua essência. "Minha geração reconhece uma mentira a quilômetros de distância. O que me importa é sobre ser verdadeiro, quero fazer com que as pessoas se sintam bem em serem elas mesmas. Meu plano sempre foi dizer coisas que as pessoas têm medo de falar. A música se tornou tão chata, ninguém pode dizer nada! Eu não ligo, só vamos falar a verdade", acrescenta.
Com mais de 300 milhões de visualizações no YouTube, Dom acumula parcerias com artistas já consolidados como Halsey, Travis Barker e Dan Reynolds e também com outros com a carreira em ascensão como Blackbear e Machine Gun Kelly.
"Meus fãs, meus amigos e família não me deixam tirar o pé do chão. Acho que [se deslumbrar com a fama] acontece quando depende do motivo de você estar fazendo isso [música]. Eu estou aqui para fazer o que amo, para dizer aos meus fãs que os amo e que faço parte de uma comunidade. Não importa quão grande eu fique, que já é algo que eu não esperava e que fica cada vez maior, vou ser o mesmo, não importa. Eu sempre digo para os meus fãs: 'Nunca vou mentir para vocês'. Prefiro morrer, prefiro não estar nesse mundo se eu tiver que mentir para essas pessoas. Elas são a razão de eu estar aqui. Tudo o que fazemos precisa de verdade e é por isso que estou tão animado com esse single. O clipe é o tipo que quero fazer a minha vida inteira", afirma.
Dom estava confirmado no line-up do Lollapalooza Brasil 2020, que foi adiado por causa da pandemia. "Vocês têm o público mais louco do mundo (risos). Eu adoraria ir à praia e conhecer pessoas brasileiras, vocês têm uma vibe única", diz o cantor, que espera vir ao Brasil para, além dos shows, também se divertir e conhecer as festas do país.
Nesta sexta-feira (17), Rennan da Penha deu mais um passo na carreira. Considerado um dos maiores nomes do funk no Brasil, com uma trajetória de 11 anos, o idealizador do Baile da Gaiola lança Segue o Baile, seu primeiro DVD, gravado no Rio no começo do ano.
O DVD tem mais de 3 horas de duração e teve um público de 8 mil pessoas, além de participações especiais de Livinho, MC Rebecca, Luísa Sonza, Kekel, Turma do Pagode, Parangolé, Pocah, Thiaguinho MT, JS o Mão de Ouro, entre outros artistas. "Esse projeto não marcou só para mim. Mas é um espelho para novos DJs, para a comunidade. Eu pude mostrar quão grande o funk de comunidade pode ser", diz Rennan, em conversa por telefone com a Quem.
Aos 26 anos de idade, o rapaz conta que não gostava de funk até ir a um baile com um amigo em 2008. "Só gostava de hip-hop internacional, começo dos anos 2000, tinha muitos hits de Beyoncé, 50 Cent", explica ele, que sonha com uma parceria com o rapper. "Em 2008, um amigo me levou para um baile e vi um DJ tocar. Gostei muito e foi ali que comecei a buscar ferramentas para me tornar DJ. Comprei um computador, instalei um programa e comecei a pedir para tocar nos lugares."
Ao relembrar o começo da carreira, Rennan diz que não tinha um plano para caso a música desse errado. "Eu via como profissão, mas minha família não. Meu pai não gostava, mas continuei seguindo. Era tudo ou nada, não tinha um plano B. Arrisquei tudo! Fui para cima. Pensava: 'Eu sou diferente, não tem nada que me impeça'. Já quis desistir algumas vezes, mas segui em frente. Meus amigos me davam conselhos, falando que eu tinha uma boa locução, que eu conseguia produzir e tocar, que era meu diferencial."
Rennan -- que ficou preso por 7 meses em 2019 ao ser acusado injustamente de ser olheiro do tráfico -- foi homenageado no Rock in Rio, levou o prêmio Multishow nas categorias Produtor do Ano e Canção do Ano. Ele também concorreu ao Grammy Latino na categoria Melhor Clipe Curto. Todas essas conquistas deram ainda mais força para o DJ continuar seu trabalho após ser solto.
"Em 2017, o funk do Rio começou a respirar de novo. Em 2018, veio um monte de sucessos com Kevin O Chris, Ludmilla, Nego do Borel, Livinho e outros artistas. O baile é muito importante para criar novas tendências, artistas e novos ritmos. Sempre teve talento dentro da comunidade. O funk de São Paulo é diferente, ele fica mais na internet. No Rio, é mais físico. Para acontecer, o funk tem que ser mais orgânico, tem que ter um lugar que você vai curtir e ouvir música nova."
Ieda Wobeto não deixa a opinião alheia guiar suas escolhas, mas assustou-se com os comentários negativos que recebeu durante uma live no Instagram. A ex-BBB, de 74 anos, estava fazendo uma live sobre discriminação etária, quando foi criticada por ser casada com um homem 30 anos mais jovem, o advogado e empresário Marcelo Gomes.
"Desde que eu saí do BBB, sofro com pessoas preconceituosas, invejosas e que querem saber demais da minha vida. Em todas as lives que eu faço tem uma pessoa ou outra que vem fazer ofensas. Não faço mal para ninguém. Como pode? Na semana passada, estava falando sobre ageismo, preconceito com pessoas que têm idade mais avançada. Elas são discriminadas por isso. Como se eu tivesse que dar um tiro na cabeça por ter atingido uma certa idade, como se eu não prestasse para nada. Tem pessoas que pensam assim. Tive que interromper as lives em função dos ataques que sofri. São inverdades que me magoaram muito", desabafou ela na rede social, que recebeu retratação de uma das internautas que a atacou.
Porcurada por Quem, Ieda contou que durante o ataque a internauta disse que ela teria sido abandonada pelo marido, a quem ela não vê há quatro meses. Ela então explicou que a informação não era verdadeira e que os dois estavam afastados durante a quarentena porque ela faz parte do grupo de risco e o marido tinha sido infectado pela Covid-19.
"Minha quarentena está sendo no Rio Grande do Sul. Marcelo e eu achamos melhor e, por segurança, ficarmos afastados neste período. Sou grupo de risco e ele, por viajar seguidamente, acaba me expondo a esse risco. No final, ele acabou se contaminando. Ele está se recuperando da Covid-19 em São Paulo. Não foi uma simples Covid. Ele teve junto H1N1 e pneumonia. Ele ainda está com infecção e em tratamento. Não posso estar junto dele porque tenho mais de 70 anos e sou do grupo de risco. As dificuldades são muitas! Tenho muita saudades por estar longe dele. Estamos há quatro meses longe e ainda sem previsão de retorno. Mas com fé vamos aguardar melhores dias."
Ieda, apesar de se magoar com os ataques, conta que nunca deixou de fazer nada com medo das ofensas. Ela e Marcelo casaram-se em Punta Cana, em 2019.
"Fiquei solteira novamente aos 50 anos, após o fim do meu primeiro casamento. Não deixei de viver minha vida depois disso. Apareceram pretendentes e não deixei passar as oportunidades que podiam me trazer felicidade. Como temos uma sociedade preconceituosa por vários segmentos, o meu relacionamento com o Marcelo não passou batido. Mas é um relacionamento normal! Por que casais de idades bem diferentes têm que ser vistos como anormais? É tudo igual, o relacionamento dura enquanto o amor, o respeito e a admiração durarem, independentemente de idade. Amor não tem cor e nem idade, apenas energia e felicidade de sentir", explica.
A ex-BBB gostaria que mais mulheres de sua idade pudessem usufruir de uma vida amorosa feliz e ativa como a dela. Ela lamenta que muitas pessoas se privam de ter uma vida sexual na terceira idade após perderem seus maridos.
"Mulheres têm tabus em relação ao sexo. Uma pena! Acredito que seja muito da criação, mas está na hora de algumas mulheres se libertarem de preconceitos e não deixarem de viver por conta de opiniões de amigos, filhos, parentes... Ao nascer ganhamos uma vida e devemos saber como vivê-la. Você que faz suas escolhas e suas escolhas fazem você. Jogue-se, sem se importar com o tamanho da queda. Porque muitas vezes pode ser leve ou nem existir. Meu conselho para a mulherada é: 'não deixe a vida passar, faça suas escolhas, não permita que digam o que você deve fazer por não ser bem visto pela sociedade. Viva sem medo de ser feliz! Em primeiro lugar tem que estar você, em segundo você e depois os outros. Não deixe de fazer hoje algo por você que não poderá fazer amanhã. O ontem já passou e o hoje temos que vivê-lo porque o amanhã pode ser tarde. Sou livre nas minhas escolhas e também responsável por tudo que faço. Meu lema é tentar o máximo ser feliz e assim sigo aproveitando todas as boas oportunidade que o destino me reservar."
BELEZA
Para Ieda, outra forma de combate ao ageismo é se cuidar sem pensar em padrões que a sociedade tenta impor sobre o modo das pessoas mais velhas se vestirem.
"Infelizmente existem ainda alguns rótulos do que se pode ou não usar em função de cada idade. Acho que já se avançou muito nos últimos anos em relação a isso, mas é preciso muito mais, veremos muitos preconceitos ainda com mulheres mais maduras no que diz respeito a sua aparência e ao que veste, mas também acredito que isso é uma questão de postura. Sempre determinei minha maneira de viver por isso tenho muito cuidado com minha postura, aparência e atitudes", avalia.
"Sempre fui vaidosa, desde menina. Mas com a minha exposição na mídia fiquei mais atenta e preocupada com a imagem, me cuido ainda mais. Procuro estar bem de saúde mental e física. Por isso, controlo a minha alimentação e faço exercícios. Me mantenho saudável."
Ieda também reforça que faz bem para a saúde mental sempre ter metas e sonhos. "Ter sonhos também faz parte do bem viver. Quem não tem sonhos vive no ócio. Já alcancei muitos, não importa o tamanho. O importante é sonhar e tentar realizá-lo. Pode ser uma pequena viagem, um carro ou um amor, tudo depende da sua vontade."
Já mãe e avó, Ieda explica que entre os seus sonhos não está o de ter mais um filho. "Marcelo não pensa em ter filhos. Ele dedica seu amor ao afilhado Enzo."
Com a pandemia do novo coronavírus, viajar para se divertir virou planejamento de um futuro distante. Enquanto o momento é seguir com o isolamento social, separamos receitas de drinks servidos em hotéis famosos do Brasil e do mundo para você tentar reproduzir em casa!
Cocoberry Milk (Drink com tapioca)
Do Shangri-La Hotel, em Tóquio
Localizado do outro lado do mundo, no Japão, o Shangri-La Tokyo se inspirou no Brasil para sua carta de drinks. A tapioca, iguaria famosa do Nordeste, extraída da mandioca, é a estrela do drink Cocoberry Milk, com ingredientes bem tropicais
Ingredientes:
30ml de Polpa de Amora
10ml de licor de coco
30ml Limoncello
40 ml de leite
Tapioca
Modo de preparo:
Em um copo coloque a tapioca no fundo, adicione a polpa de amora, o licor de coco, o Limoncello e o leite, misture. Decore com amoras frescas e raspas de coco.
Drink Derby Bird
Do Spirit Copa Bar, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
O drink faz parte da carta global da rede de hotéis e é assinado pelo mixologista brasileiro Tai Barbin. A inspiração é o Jungle Bird, coquetel assinatura do bar. O bourbon Woodford Reserve casa muito bem com o Campari e os sucos de laranja e limão siciliano para uma bebida que recorda o tiki kitsch de 1970, com uma vibe renovada e moderna.
Ingredientes:
45 ml (1 1/2 oz) de Whiskey Bourbon
22 1/2 ml (3/4 oz) de Campari
15 ml (1/2 oz) de Xarope de açúcar (1 parte de água pra uma de açúcar)
15 ml (1/2 oz) de Suco de limão siciliano
45 ml (1 1/2 oz) de Suco de laranja
Decore com folhas de hortelã e abacaxi
Gelo triturado
Modo de preparo:
Adicione o xarope de açúcar e os sucos na coqueteleira com gelo e agite vigorosamente. Coe a bebida no copo com gelo picado e cubra com gelo adicional, conforme necessário. Decore com hortelã e abacaxi.
Drink Gin Tônica Capa
Do Four Seasons Resort Orlando at Walt Disney World® Resort
Conhecido destino de família, esse hotel em Orlando proporciona diversão também para adultos. No Capa, steakhouse no 17º andar do hotel onde todas as noites é possível avistar os fogos de artifícios do parque Magic Kingdom, o Gin Tônica Capa é para quem busca de um drink com toque espanhol. Leva especiarias, frutas e flores comestíveis.
Ingredientes:
60 ml de gin (Caorunn)
1 garrafa de água tônica
1 fatia de maçã gala
3 bagas de zimbro
1 limão
1 framboesa
1 folha de funcho
3 flores pequenas de calêndula
Modo de preparo:
Coloque uma esfera de gelo em um copo de vinho tinto. Adicione o gim. Usando uma pinça, adicione delicadamente as guarnições.
Cachaça Julep
Do Botanique Hotel & SPA, na Serra da Mantiqueira (SP)
Drink com cara 100% brasileira, como o Carnaval, feito com a mais brasileira das bebidas, a cachaça. O coquetel, que faz parte da carta de Botanique Hotel & SPA, ganha frescor com a hortelã.
Ingredientes:
8 Folhas de hortelã
15 ml de Xarope de açúcar demerara
60 ml de Cachaça
Copo Rocks ou copo para Mint Julep (utilizar gelo bem quebrado no preparo)
1 ramo de hortelã polvilhado com açúcar impalpável
Modo de preparo:
Em um copo Rocks coloque as folhas de hortelã, o xarope de açúcar e macere levemente. Preencha o copo com gelo bem quebrado, coloque a cachaça e misture bem com uma colher de bar. Complete o copo com mais gelo bem quebrado, guarneça com o ramo de hortelã e polvilhe açúcar impalpável sobre ele.
Drink Iara
Do Cristalino Lodge, em Alta Floresta - MT
No folclore brasileiro a lenda da Iara retrata uma linda sereia, de cabelos longos e negros. Já no Cristalino Lodge, no Sul da Amazônia, a senhora das águas virou drink. A bebida leva suco de cupuaçu, Carpano Bianco e The Macallan Triple Cask 12 anos.
Ingredientes:
50ml – The Macallan Triple Cask 12 anos
35ml – Suco de cupuaçu
15ml – carpano bianco
10ml – Xarope simples
Modo de preparo:
Bater com gelo na coqueteleira, coar duplamente e servir em taça Martini
Drink Cacau Spritz
Do Txai Resort Itacaré
A bebida é sucesso entre os hóspedes que escolhem o lugar para desfrutar dos atrativos da Costa do Cacau. Leva espumante, mel de cacau e capim-limão. A sugestão também pode compor a mesa de quem está buscando alternativas para manter os dias mais agradáveis dentro de casa.
Ingredientes:
150 ml de espumante
120 ml de mel de cacau
50 ml de água com gás
8 pedras de gelo
2 folhas de capim-limão
Modo de preparo:
Em uma taça coloque as pedras de gelo, o espumante, o mel de cacau e a água com gás. Por fim, decore com as folhas de capim-limão e aproveite!
Drink GT Caju
Do Four Seasons Hotel São Paulo
No badalado Bar Caju, no lobby do Four Seasons São Paulo, a autenticidade brasileira dá o tom tanto na atmosfera quanto nos coquetéis que enfatizam a rica variedade de frutas e ervas brasileiras. Drink exclusivo do bar, o Gin Tônica Caju exalta essa fruta típica desconhecida pelos hóspedes estrangeiros e tão amada pelos brasileiros.
Ingredientes:
80ml de gin infusionado com caju
150 ml de água tônica
Guarnição com 1 zest de limão-siciliano
1 ramo de flor de manjericão e 1 fatia de caju desidratado
Modo de preparo:
Para fazer a infusão tire a castanha do caju e corte-o em pedaços. A fruta deve ser infusionada no gim por três dias em saco a vácuo. Use 750 ml de gim para 750 g de caju. Depois dessas 72h, coe o gim para tirar eventuais pedaços do caju. Em um copo com gelo, coloque o gin infusionado, a água tônica e aromatize com o óleo da casca do limão siciliano e misture levemente os ingredientes. Decore com a flor de manjericão e a fatia de caju desidratado.
Cursed - A Lenda do Lago é a nova aposta da Netlix em fantasia e chega nesta sexta-feira (17) à plataforma de stream. Baseada em um best-seller do New York Times de mesmo nome, a série traz Katherine Langford como a protagonista Nimue, uma jovem que tem dons sobrenaturais e acaba se tornando um símbolo de uma rebelião.
Devon Terrell vive Arthur na trama e conversou com Quem sobre o papel e sua primeira experiência gravando uma série de TV. Apesar da trama contar com o rei Arthur e com o mago Merlin, a história reconta a lenda do rei de uma forma diferente, em que a espada escolhe uma rainha, Nimue.
"Acho que a coisa mais interessante é que passa o sentimento de que é novo, é fresco. Passa o sentimento de que, mesmo não tentando passar uma mensagem, tem coisas excitantes em tudo para observar. Excitantes, divertidas. A série realmente entretém como uma série de fantasia, se joga muito na fantasia. E também é animador que pessoas negras estejam conseguindo essas oportunidades. Não é algo como 'estamos sendo diversos porque precisamos ser diversos'. Mas, sim, porque é o que deveríamos estar fazendo nesse mundo. Eu estou animado para que crianças estejam pensando 'eu posso crescer e ser aquele personagem'", refletiu.
Arthur é o primeiro papel de Devon em uma série e também seu primeiro papel em um mundo medieval. Em 2018, ele apareceu no filme Ophelia, baseado em Hamlet. Em Cursed, no entanto, ele precisou se preparar para o papel também de uma forma física, e conta que teve treinos de luta de espada, arco e flecha, luta corporal e precisou aprender a andar à cavalo.
"Eu queria parecer o Thor, mas eles não me deixaram", brincou. "É um papel muito, muito físico, mas você quer que as pessoas acreditem que você pode ser um cavaleiro, que você pode ser real. Eu gosto de fazer todas as minhas cenas, até que fique ruim. Foi muito divertido, mas cobrou muito fisicamente. Eu tentei fazer tudo, mas serei honesto, em alguns momentos os dublês ajudaram. A maioria das cenas de luta eu fiz eu mesmo, mas não vou tirar deles, eles são muito melhores no trabalho deles. Tenho certeza que eles olham minha atuação às vezes e pensam: 'Eu acho que poderia fazer isso melhor'", riu.
O ator cresceu no mundo do teatro e admite que é seu ambiente favorito de atuação, mas também reconhece o papel do cinema e da TV na transformação do consumo cultural. "Teatro é mais provável de ser o reino da atuação. Porque você está completamente no controle. Não tem sentimento melhor do que quando você faz alguém rir ou chorar. Eu gosto como tem tanta coisa sobre o teatro, é político e pode ser só hilário. Mas acho que o cinema e a TV tem tanto impacto na cultura também. Até mesmo interpretar esse papel enquanto uma pessoa negra, é uma daquelas situações em que uma criança que se parece comigo ou de qualquer gênero e raça vai olhar e pensar. Agora eles veem pessoas negras nesses papeis", disse.
Devon ressalta que apenas ver pessoas negras em papeis na TV e no cinema não é o bastante para mudar o cenário do entretenimento, mas, sim, colocar esses artistas em posição de destaque, como protagonistas e personagens fortes, e não só como "estereótipos ruins".
"Pessoas negras geralmente não tem papeis integrais, não são os protagonistas nem nada. Sempre são os coadjuvantes. O melhor amigo, o namorado ou namorada... Nunca o papel principal. E isso é importante, porque nós queremos ver a nós mesmos representados nessas posições. Nós vivemos em um mundo muito colorido, muito grande e muito bonito, e eu acho que isso deveria aparecer nas telas. É animador. Espero que as pessoas amem isso."
"Muitas pessoas cresceram querendo ser o Harry Potter, mas elas não se parecem com o Harry Potter. Em toda série que assistimos, nós olhamos e pensamos: 'Quem sou eu nessa série?'. Quero que as pessoas assistam e pensem: 'Estou lá e posso ser qualquer personagem que eu quiser'. Nós precisamos de representação em todo lugar, e boa representação. Ter essa representação é muito importante não só para normalizar, mas para começar uma discussão. É a chave. Se as pessoas assistirem e pensarem: 'Não entendo porque Arthur é negro'. Esse é o ponto, começar um debate. Por que ele não seria? Nós não sabemos nem se ele é uma pessoa de verdade. Algumas pessoas pensavam que ele era um urso. A cor da pele de alguém não deveria incomodar", refletiu.
O ator também contou que já conhecia Katherine antes da série. Os dois são amigos há três anos e Terrell foi só elogios ao falar sobre o trabalho da colega de elenco. "Eu amo a Katherine. Eu amo trabalhar com ela, a amo como pessoa. Ela trabalha duro, ela basicamente entrega o trabalho. Ela é muito empenhada em contar a história da melhor forma, empenhada pela personagem dela. É animador. Ela merece tudo que conseguiu, porque ela se esforçou na construção."
Outro diferencial da série é a referência à histórias em quadrinho, tanto na construção da história quanto em elementos gráficos, como cenas de animação que fazem a transição de uma cena para outra. Essa é uma das contribuições de Frank Miller, gênio no universo das histórias em quadrinho que fez com que muitos super-heróis da ficção fossem o que são hoje. Ele é co-criador e produtor executivo de Cursed ao lado de Tom Wheeler. Uma das surpresas para o público é a participação de Frank como um dos personagens da trama.
"Frank teve um impacto tão grande. Ele impactou a vida de tantas pessoas, seja com Super-Homem, Batman, Demolidor... Ele impactou gerações de pessoas nesse mundo. Ele também transformou esse universo em algo muito maneiro. Trabalhar com uma lenda dessas é maravilhoso, e ele e Tom trabalharam tão bem juntos em construir a história. Estou feliz por eles, que o bebê deles tenha vindo ao mundo, porque isso tem estado na cabeça deles por muito tempo", empolgou-se Devon.
Ele garante que os telespectadores podem esperar uma aventura empolgante, que entretém e traz uma representatividade positiva. "Acho que é uma jornada louca numa montanha russa, e espero que seja apenas o começo. É uma fantasia maravilhosa que você pode assistir com toda sua família. Espero que faça as pessoas se aproximarem e as entretenham", concluiu, animado.
A atriz Phyllis Somerville morreu de causas naturais, em Nova York, aos 76 anos. A notícia foi confirmada pelo agente da atriz, Paul Hilepo, ao site Deadline.
Apesar de trabalhar como atriz desde meados dos anos 70, ela ficou conhecida por maior parte do público jovem, recentemente, por interpretar a Sra. Vistain, mãe do vilão Rei do Crime (Vincent D'Onofrio), na série Demolidor, parceria da Marvel com a Netflix.
Também viveu a avó da personagem de Cate Blanchett no premiado filme O Curioso Caso de Benjamin Button, estrelado por Brad Pitt.
Phillys também participou do seriado de sucesso Família Soprano, The Big C, House of Cards, The Blacklist, The Good Wife, Unbreakable Kimmy Schmidt e Castle Rock. Além disso, ela integrou o elenco da inédtia Mare of Easttown que ainda não data prevista para estrear na HBO.
Ronaldo Nazário conseguiu vender sua mansão no bairro do Jardim América, em São Paulo, por R$ 16 milhões, depois de quase dois anos do imóvel no mercado. A transação ocorreu após o ex-jogador da selação brasileira e de times como Corinthians, Barcelona e Milan dar um belo desconto ao comprador - o preço inicial da proprieradade de 1.280 metros quadrados era de R$ 22 milhões.
Com dois andares, quatro suítes com cortinas automatizadas e janelas antirruídos, e cinco banheiros, a mansão do craque e Celina Locks tem muito mármore e uma escadaria de ferro retorcido entre os andares. Há ainda duas dependências completas de funcionários, sistema completo de automação som imagem e ar-condicionado, cozinha semi-industrial, playground coberto integrado à área dos quartos, e 11 vagas na garagem, além da piscina. Em uma das salas uma escultura de metal de um jogador dá o toque de futebol à decoração.
Segundo a revista Veja, o executivo Fabricio Bittar Garcia, vice-presidente comercial e de operações do Magazine Luiza, é o novo dono da casa, que passou por um reforma conduzida pela arquiteta Carolina Maluhy há alguns anos.
Gabi Brandt saiu às compras acompanhada de seu filho, Davi, e Solene Ângelo, da babá da família. Durante o passeio, num shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro, ela foi a uma loja de roupas de cama. À espera de mais um menino com Saulo Pôncio, a influencer escolheu um look confortável para o passeio e um tênis da marca Balenciaga, no valor de R$ 6.544.
Na segunda gestação, Gabi revelou que sofre de hiperêmese gravidica. "Nada mais e nada menos do que o excesso de vômito e eu estou com isso de novo, acreditam? Eu não posso comer nada! Tudo que eu como ou bebo, coloco pra fora. Estou passando muito mal, gente, muito. Mas glória a Deus, aleluia, sem motivos para reclamar", comentou.
Segundo ela, a chegada de mais um bebê não estava nos planos do casal. "Eu simplesmente descobri que estava grávida. Comecei a sentir uns enjoos estranhos, mas toda vez eu achei que era coincidência porque estava mexendo no celular no carro e falei: 'ah, deve ser por causa disso'. Só que aí eu comecei a sentir meu peito muito sensível e foi exatamente o sintoma que eu senti na gravidez do Davi. Foi assim que eu descobri", contou.
O psicólogo e cientista maranhense, que agitou o Brasil com um suposto trisal com o modelo e a cantora dentro do reality, abriu o jogo sobre o relacionamento. "Trisal é um relacionamento de três pessoas, mas eu não me envolvi em nada disso. Era uma brincadeira", garante ele.
Victor revela ainda que se identifica como uma pessoa demissexual, que pode sentir atração sexual sem realmente gostar de alguém. "Como eu ainda não passei por esse processo, nunca me apaixonei. Já achei que me apaixonei", revela o ex-BBB de 25 anos.
Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, usou seus Stories do Instagram nesta sexta-feira (17) para relembrar as fortes críticas que recebeu durante sua participação no Big Brother Brasil 20.
Na casa, a influencer foi criticada por apoiar os homens depois de eles serem acusados de terem atitudes machistas com as outras mulheres do programa, em especial por falas sobre Mari Gonzalez.
Nos vídeos, Bianca afirmou que "não entendia o que estava acontecendo", mas disse que saiu da casa e aprendeu, hoje reconhecendo os motivos das críticas.
"Vejo as cenas e entendo a revolta que a galera teve na época, mas também entendo que eu ali não tinha informação, só que agora eu tenho", contando ter tido o apoio de muitas mulheres para aprender mais sobre feminismo.
Bia aproveitou para dizer que espera que sua experiência sirva como aprendizado para muitas pessoas e pediu: "Galera, estude, forme sua própria opinião, entenda o que está acontecendo no mundo. Dentro do BBB eu chorei muito porque não sabia lidar com isso, porque não entendia o que estava acontecendo, porque não tinha estudo dessa causa, que é minha causa, das mulheres..."
Nos comentários de um post no Instagram sobre o assunto, Bianca falou um pouco mais sobre o assunto, mencionando uma entrevista em que teve que rebater uma série de posicionamentos machistas dos apresentadores.
"Eu agradeço MUITO a todas as pessoas que me criticaram na época do Big Brother e me fizeram ACORDAR pra muito coisa. Não é fácil assumir seus erros, se questionar e entender por que eles aconteceram. Tem que ter cara mesmo, mas foi a melhor escolha da minha vida. Hoje consigo lidar com uma entrevista dessa, ciente de quem eu sou, enquanto no Big Brother eu chorava todo dia por estar perdida e com o psicológico massacrado. Isso não tem preço que pague", escreveu.
Leia na íntegra:
"Eu sou muito grata por ser uma pessoa que, quando apanho, eu apanho e pergunto por quê. No Big Brother eu passei por vários cenários que eu não entendia o que estava acontecendo e cabia a mim sair de lá e entender, me informar e estudar. Agradeço muito todas as pessoas que se preocuparam comigo, principalmente muitas mulheres que falaram 'Bia, vem cá'. Tem muito cenário de machismo que você nem identifica, não tem ideia, e é por isso que tento levar no meu progra
"Eu sou muito grata por ser uma pessoa que, quando apanho, eu apanho e pergunto por quê. No ig Brother eu passei por vários cenários que eu não entendia o que estava acontecendo e cabia a mim sair de lá e entender, me informar e estudar. Agradeço muito todas as pessoas que se preocuparam comigo, principalmente muitas mulheres que falaram 'Bia, vem cá'. Tem muito cenário de machismo que você nem identifica, não tem ideia, e é por isso que tento levar no meu programa esse assuntos, porque eu não tinha conhecimento e agora eu tenho. Cabe a cada um estudar e entender. Hoje consigo entender. Não estou dizendo que sei tudo, mas admitindo que errei muito.
Vejo as cenas e entendo a revolta que a galera teve na época, mas também entendo que eu ali não tinha informação, só que agora eu tenho. Cada vez mais tenho entendido meu papel de mulher na sociedade e não vou ignorar esse papel, e vou falar sobre com muito respeito.
Em momento nenhum na conversa eu quis desrespeitar, zombar, só que eu quero muito fazer da minha situação um episódio que as pessoas possam olhar e falar 'caramba, será que estou passando por isso?' Não tenha vergonha se você não sabe de alguma coisa, é sempre tempo de aprender, entender o que éo racismo, o machismo, eu vim aprender do BBB pra cá, é sempre hora...
Eu continuo com a mesma essência, eu não julgo as pessoas. Não estou aqui para falar fez isso ou aquilo, meu objetivo é vir aqui falar sobre o que eu aprendi e falar para que você também aprenda, que não passe amanhã por algo que eu passei lá atrás. Vou falar porque doeu em mim, eu sei como doeu e quero que doa em menos pessoas possível.
Galera, estude, forme sua própria opinião, entenda o que está acontecendo no mundo. Dentro do BBB eu chorei muito porque não sabia lidar com isso, porque não entendia o que estava acontecendo, porque não tinha estudo dessa causa, que é minha causa, das mulheres... O homem não vai entender de primeira quando a gente fala, eles vão sempre tentar se defender, tenho percebido isso cada vez mais, e tudo bem, a gente está acostumada, mas isso não quer dizer que a gente não vá falar. Só estou falando tudo isso porque eu sei o quanto sofri dentro daquele programa sem saber lidar."
ma esse assuntos, porque eu não tinha conhecimento e agora eu tenho. Cabe a cada um estudar e entender. Hoje consigo entender. Não estou dizendo que sei tudo, mas admitindo que errei muito.
Vejo as cenas e entendo a revolta que a galera teve na época, mas também entendo que eu ali não tinha informação, só que agora eu tenho. Cada vez mais tenho entendido meu papel de mulher na sociedade e não vou ignorar esse papel, e vou falar sobre com muito respeito.
Em momento nenhum na conversa eu quis desrespeitar, zombar, só que eu quero muito fazer da minha situação um episódio que as pessoas possam olhar e falar 'caramba, será que estou passando por isso?' Não tenha vergonha se você não sabe de alguma coisa, é sempre tempo de aprender, entender o que éo racismo, o machismo, eu vim aprender do BBB pra cá, é sempre hora...
Eu continuo com a mesma essência, eu não julgo as pessoas. Não estou aqui para falar fez isso ou aquilo, meu objetivo é vir aqui falar sobre o que eu aprendi e falar para que você também aprenda, que não passe amanhã por algo que eu passei lá atrás. Vou falar porque doeu em mim, eu sei como doeu e quero que doa em menos pessoas possível.
Galera, estude, forme sua própria opinião, entenda o que está acontecendo no mundo. Dentro do BBB eu chorei muito porque não sabia lidar com isso, porque não entendia o que estava acontecendo, porque não tinha estudo dessa causa, que é minha causa, das mulheres... O homem não vai entender de primeira quando a gente fala, eles vão sempre tentar se defender, tenho percebido isso cada vez mais, e tudo bem, a gente está acostumada, mas isso não quer dizer que a gente não vá falar. Só estou falando tudo isso porque eu sei o quanto sofri dentro daquele programa sem saber lidar."
A atriz norte-americana Ali Wentworth, de 55 anos de idade, deu uma declaração que gerou muita controvérsia: a de que pais deveriam assistir a filmes pornográficos com os próprios filhos como forma de educação sexual.
Ali falou sobre o assunto ao participar do podcast The Dissenters com a atriz Debra Messing e a ativista e empresária Mandana Dayani. Casada com o apresentador e ex-porta voz da Casa Branca George Stephanopoulos, ela tem duas filhas: Elliott, de 17 anos, e Harper, de 15.
"No pornô, mulheres foram condicionadas a olhar e agir de maneiras específicas. Elas estão atuando e isso é perigoso para os garotos que assistem àquilo com relação ao que as mulheres querem", começou ela. "Você não pode impedi-los, então eu assistiria com eles e diria: 'elas estão atuando'".
Ali conta que costuma acompanhar o que as filhas acessam nas redes sociais. "Está vendo essa menina? Há um vazio que ela está tentando preencher. Eu uso o humor para conversar com elas sobre essas coisas", explicou.
Na web, Ali dividiu opiniões sobre o assunto. "As pessoas estão ficando loucas", criticou uma. "Isso parece abuso de menor", detonou outra. "Será que ela não percebe que é crime mostrar filmes pornográficos a menores de idade?", condenou uma terceira.
"Pensa em uma pessoa liberal", defendeu uma internauta. "Família maravilhosa e divertida", comentou um seguidor. "Ouçam à entrevista dela antes de criticar. Ela tem um objetivo para fazer isso", defendeu outra.
Rafaella Santos, irmã de Neymar, aproveitou esta sexta-feira (17) para fazer um ensaio fotográfico. Nos registros dos bastidores, publicados em seu Instagram e no do fotógrafo CaioRazz, ela exibe os braços tatuados enquanto faz pose.
Para o "dia de fotos", como publicou em seu feed no Instagram, Rafa usou um look preto, que combina com o fundo escuro das fotos. Outro detalhe da produção foi o cabelo da influencer, com cachos bem definidos e volumosos.
Tony Bellotto, de 60 anos, aproveitou a tarde de sol e pouco calor desta sexta-feira (17) no Rio de Janeiro para correr na Lagoa Rodrigo de Freitas. O eterno Titã, que é casado com Malu Mader, se vestiu de azul da cabeça aos pés e tinha um frequencímetro na mão. Bellotto usava ainda uma máscara de proteção facial contra o novo coronavírus.
Em uma entrevista recente a uma rádio, o músico fez um desabafo sobre a pandemia. “Este vírus nos mostra o tamanho da nossa fragilidade”, disse ele, que é casado desde 1989 com Malu. Bellotto e a atriz têm dois filhos, Antônio e João - este último, de 25 anos é formado em cinema e resolveu seguir os passos da mãe.
João fará sua estreia nas telas na série Dom, da Amazon, sobre Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom. Criminoso de classe média alta carioca, ele era o líder de uma quadrilha especializada em assaltar edifícios de luxo no Rio e foi morto em 2005.
Theo, filho do cantor Sorocaba e Biah Rodrigues, completou seus primeiros dois meses de vida nesta sexta-feira (17). Para comemorar, o pequeno ganhou uma festinha no haras da família no interior de São Paulo, com uma decoração de dinossauros, com direito a fantasia, bolo e mesa temáticos.
“Ser mãe é uma descoberta diária. É maravilhoso cada despertar, a gente aprende com todos os gestos, sorrisos e se reinventa a cada dia como ser um ser humano e uma mãe melhor. São dois meses de muito amor e felicidade”, declarou Biah sobre a data.
Nos Stories, a mamãe mostrou os preparativos para a comemoração, além de alguns presentes que o filho recebeu. Entre eles, um macacão da grife Gucci, enviado por Junior Mendonza, noivo da influencer Flávia Pavanelli, encontrado por 350 dólares no site da marca (pouco mais de R$1,8 mil na cotação atual).
Biah ainda celebrou o fato de Theo ter chegado aos 5kg. "Olha essa papada! Tá de parabéns, passou dos 5kg. Fomos na pediatra ontem, tá muito gordinho, pura gostosura", babou ela ao registrar o filho depois de acordar.
Laura Neiva voltou a deixar a web encantada ao postar, na tarde de sexta-feira (17), um clique fofíssimo coladinha à filha, Maria, que nasceu de seu casamento com o ator Chay Suede.
Maria, que completa 7 meses no próximo dia 26, é a primeira filha dos atores, que se casaram em 2019. Recentemente, Maria já havia roubado a cena em foto no colo do papai famoso.
No final de maio, no merversário da filhota, Laura se declarou na web. "Maria fez 5 meses ontem, como passou rápido. Eu ainda não consigo acreditar que já se passaram 5 meses desde o seu nascimento, mas ao mesmo tempo, tudo foi tão intenso desde o dia que ela chegou, tantas novidades e desafios que parece que ela está com a gente faz 10 anos. Eu amo minha família cada dia mais, amo a Maria."
A atriz também já brincou sobre a semelhança da filha com ela. "Quem disser que ela não tá a minha cara, tá mentindo", escreveu ao compartilhar uma foto da pequena. E Chay concordou com a mulher: "Tá a cara da mamãe", escreveu nos comentários da imagem.
Gabigol impressionou seus seguidores ao mostrar sua mesa de sinuca repleta de troféus. "Verdade ou desafio?", escreveu ele na legenda. Na foto, publlicada em seu Instagram nesta sexta-feira (17), o jogador do Flamengo exibiu seus prêmios como Bola de Ouro e Prata, além de prêmio pela artilharia de Libertadores de 2019.
Outros destaques da coleção do craque são as taças que ganhou pelo Santos, como a de artilheiro do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e as de melhor atacante do torneio por pontos corridos da CBF.
O último título conquistado pelo astro rubro-negro foi a a medalha do Campeonato Carioca, conquistada na última quarta-feira (15) contra o Fluminense. Em seu Instagram, o jogador postou fotos com o artigo e a taça, que fica na sede do clube carioca, na Gávea, Zona Sul da cidade.
O ex-apresentador da BBC Benjamin David Thomas admitiu dez acusações de atividade sexual com uma criança, oito agressões sexuais e quatro tentativas de cometer abuso sexual. Thomas, que também trabalhou como pregador na Igreja da Família Criccieth em Gwynedd, no norte do País de Gales, compareceu a um tribunal da região nesta sexta-feira (17) e se declarou culpado ainda de nove ataques indecentes, sete acusações de voyeurismo e duas acusações de fazer vídeos indecentes de crianças.
As infrações mais antigas datam de 1990, com as mais recentes ocorrendo no final do ano passado. Thomas pagou fiança e ficará em liberdade até o dia 18 de agosto, quando voltará ao tribunal para receber sua pena. Segundo o jornal The Mirror, o juiz do caso, Niclas Parry, já avisou que será uma "sentença de prisão significativa".
A policia liberou uma comunicado sobre o caso. "A ofensa de Ben Thomas envolveu o grave abuso sexual de crianças vulneráveis por um líder religioso. É uma terrível violação da confiança depositada nele pelas vítimas e suas famílias, e não consigo imaginar o impacto que a revelação de suas (Thomas) ofensas teve sobre eles", disse a comissária da polícia Lynne Willshe.
"Hoje no tribunal, Ben Thomas admitiu ter cometido 40 crimes sexuais. Como resultado disso, suas vítimas foram poupadas da provação angustiante de um longo julgamento. A polícia de North Wales está muito agradecida pela força e coragem demonstradas por todas as vítimas e suas famílias; isso ajudou muito nossa investigação para garantir que a justiça seja feita hoje. Também sou grata à Igreja Evangélica e sua equipe de salvaguarda por sua assistência durante a investigação", afirmou ela.
Os dois posaram para uma selfie sem camisa, de máscara e com a camiseta amarrada na cabeça. Em outra foto, o ator mostrou o pequeno andando de bike pela rua. "Meu melhor amigo é o melhor ciclista da região (e eu sou o ninja!)", escreveu Bruno na legenda.