
Carolina Dieckmann postou fotos com Jair Oliveira no Instagram nesta terla-feira (3) e contou a seus seguidores que realizou um sonho ao cantar Balão Mágico com o músico, que era um dos integrantes do grupo infantil Turma do Balão Mágico, que fez sucesso nos anos 1980. O encontro aconteceu na segunda-feira (2) nos Estados Unidos, onde os dois moram.
"'Sou Jairzinho, o mais novo do Balão…' Se você não cantou muito essa frase, não vai entender o meu post, mas a gente vive para realizar sonhos, e ontem, dei check em mais um: 'Jair, cantar Balão Mágico com você foi visitar a menina apaixonada que eu fui e contar para ela que você existe e é tudo que ela imaginou… Valeu, Jair Oliveira, inesquecível! E valeu, Léo Fuchs, porque você tirou da cartola mais uma para morar na memória… Viva o sarau, viva você", escreveu a atriz na legenda das fotos postadas na rede social.
SARAU DO LÉO
O produtor de teatro carioca Léo Fuchs falou sobre o sarau em sua rede social. "Quando me mudei para os Estados Unidos, eu quis recomeçar em um projeto pequeno, sem pretensão nenhuma, para 30/40 pessoas, onde eu pudesse resgatar minha essência. Aquele Leonardo que pegava dois ônibus para ir ao curso de teatro na Zona Sul e ficava sonhando com um dia ter alguém na plateia para ser assistido. Não sabia muito bem o que queria fazer, mas tinha que ter poesia, música, microfone na mão, alegria. E amor, sempre amor", contou.
Léo continuou: "Foram mais de 20 'Sarau do Léo' ao longo desses dois anos na América.
E de repente vieram 50/60 pessoas, depois ganhamos um prêmio como o melhor evento cultural da Flórida. E depois mais três prêmios, aos poucos foi crescend, foram 80/100 pessoas. E as pessoas foram voltando e chamando os amigos… Hoje eu fiz o Sarau para 250 pessoas. Pode parecer pouco para muita gente, mas, para quem está começando em outro país, fazer um evento uma segunda-feira, em uma cidade cheia de opções como Miami, é motivo de muita alegria e orgulho... O Sarau do Léo nada mais é do que o meu coração com um microfone na mão, onde eu tento ser uma mistura de Mickey Mouse com Domingos Oliveira com humildade e o único compromisso de tentar fazer as pessoas felizes. Próximas paradas: Weston, Los Angeles, Las Vegas, Texas e Boston (depois passo as datas)."
O PROGRAMA BALÃO MÁGICO
Segundo o site Memória Globo, no início, o programa Balão Mágico era comandado por dois apresentadores: Simony, com 6 anos na época, e Fofão, um misto de homem, cachorro e ser intergaláctico, interpretado pelo artista plástico Orival Pessini. Inicialmente, Fofão não falava, e a pequena Simony traduzia os sons que seu inseparável companheiro emitia. Com o tempo, os dois passaram a dialogar.
Nessa fase, Simony sempre aparecia em cena envolvida com as lições da escola, enquanto Fofão, sentindo falta de brincar com a companheira, procurava um novo amigo com quem dividir seu tempo. Foi então que entrou para a turma do Balão Mágico o Fofinho, boneco de pano confeccionado por Fofão, idealizado por Orival Pessini e interpretado por Tob, integrante do grupo musical Turma do Balão Mágico – criado em 1982 e do qual Simony fazia parte. Mike, outro integrante do grupo infantil, também participava da atração.
Em setembro de 1983, Balão Mágico ganhou mais uma hora de duração. As brincadeiras e sorteios foram mantidos. Castrinho estreou no programa com o personagem Cascatinha, lançado no humorístico Chico City (1973), um menino dentuço e barrigudo. Um ano depois, em 1984, tornou-se integrante do programa a menina Luciana Benelli, de 4 anos, que substituíra Simony durante suas férias e passou a comandar a atração ao lado dela. A loirinha cantava músicas como Eu Quero Fazer Pipi, Papai, que fez muito sucesso com a criançada.
SUCESSO NOS ANOS 80
Ainda em 1984, o programa ganhou novo cenário, mas o fiel balão azul continuava em cena, sempre pronto para subir. Além das brincadeiras habituais, Simony, Fofão e Fofinho passaram a dar dicas de mágicas, crochê e atividades artesanais.
Em 1985, após dois anos afastado da televisão, o ator Ferrugem voltou às telas interpretando o boneco Halleyfante, ou simplesmente Fante, um robô que brincava ao lado de Fofão, Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que também entrou para o Balão Mágico naquele ano. O personagem Fante foi criado pelo publicitário Marcelo Diniz, e sua principal missão no programa era defender a ecologia. Ele foi elaborado em função da passagem do cometa Halley pela órbita da Terra.
Nos últimos meses de exibição do programa, enquanto Xou da Xuxa (1986) estava em fase de produção, Balão Mágico foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho, com texto de Wilson Rocha. Balão Mágico saiu do ar em 1986 para dar lugar ao Xou da Xuxa.

