
O modelo e ator João Gana, de 19 anos, foi afastado de Verdades Secretas 2, da TV Globo, depois de ser acusado de agredir uma ex-namorada. Na trama, que seria sua estreia na televisão, ele interpretaria Matheus, menino do interior que viraria modelo e se envolveria com a personagem de Deborah Evelyn, de 55 anos. Procurado por Quem nesta quarta-feira (28), o ator negou a agressão.
"Irei me pronunciar, mas somente quando souber de fato quais são as acusações, pois tudo o que sei até agora foi divulgado pela imprensa. O que posso dizer é que não agredi ninguém. Contudo, como estou com Covid-19, sigo em isolamento. Quando sair do isolamento, eu irei provar o que realmente aconteceu para as autoridades competentes. Em breve falaremos novamente", afirmou.
A mãe do ator, a treinadora de boxe e instrutora de defesa pessoal feminina Catarina Gana, defendeu o filho em uma de suas redes sociais. "Meu filho está sendo acusado de agressão após terminar o namoro, mas, na verdade, ele foi agredido. Se não houver Justiça aqui na Terra, Deus não falha", escreveu ela no Facebook. "Eu e minha mãe criamos meu filho sozinhas, passamos necessidades e privações, mas o ensinei a ser Homem. Quem nos conhece sabe", acrescentou ela.
Harvey Weinstein se declara inocente de agressão sexual
Pamella diz que primeira agressão de DJ Ivis foi em gravidez
Bruna Marquezine sinaliza já ter sofrido algum tipo de agressão
Também procurada por Quem, a Comunicação da Globo explicou o afastamento do ator da produção após a acusação de agressão à ex-namorada. "O ator João Gana não faz mais parte de 'Verdades Secretas 2'. A Globo não comenta questões de Compliance, mas toda denúncia que chega ao conhecimento da Ouvidoria é apurada com rigor, sendo aplicadas as medidas cabíveis. Aproveitamos para reiterar que a Globo repudia de forma veemente todo e qualquer tipo de violência e tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos nossos colaboradores", diz a nota enviada pela comunicação da emissora.
Quem ainda procurou a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que também confirmou o caso: "As investigações estão em andamento na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) do Centro, que instaurou procedimento para apurar os crimes de lesão corporal e de injúria", afirma a nota enviada pela Polícia Civil.



ENTENDA O CASO
Segundo o colunista Alessandro Lo-Bianco, já foi proferida uma medida protetiva contra o ator. A ex de João também deixou um vídeo na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) do Rio. Nas imagens, o ator apareceria dando dois tapas na ex. Lo-Bianco fez contato com a suposta vítima, que pediu para não ser identificada alegando estar traumatizada com o que aconteceu.
De acordo com documentos obtidos por Lo-Bianco na delegacia, os autos narram que "a vítima manteve um relacionamento com o suposto autor dos fatos por cerca de dez meses e que eles teriam se separado no dia 16 de julho de 2021". Contudo, no dia 20 de julho, a vítima alega ter sofrido agressões físicas por parte de João. Segundo o documento a que o jornalista teve acesso, "o requerido a teria agredido ao tapar sua boa e a segurar pelos braços, ambos com muita força, e dado tapas em seu rosto. Em seguida, o autor dos fatos a teria jogado na cama e tentado retirar as suas roupas e manter relações sexuais com ela".
Segundo Lo-Bianco, o documento assinado pela juíza Adriana Ramos de Mello diz que, de acordo com a denúncia, "o requerido teria ainda puxado seus cabelos e torcido seus braços para trás por três vezes, além de apertar seu pescoço com as duas mãos e morder sua boca". Ainda de acordo com a acusação exposta pela juíza no processo, "durante as agressões, o requerido teria proferido diversas palavras de cunho vexatório a fim de ofender a sua honra".
Mulher acusa Chris Brown de agressão e rapper será investigado
Dado Dolabella sobre agressão a Luana Piovani: "Fui um monstro e me envergonho disso"
Silvye Alves é submetida a cirurgia no rosto após agressão do ex-namorado
Lo-Bianco também teve acesso a um vídeo anexado pela vítima ao boletim de ocorrência, no qual João aparece alterado e estaria dando tapas na ex. O boletim de ocorrência foi registrado como "lesão corporal e injúria". Ao colunista, o ator disse que as imagens foram tiradas de contexto. "Essa é a versão dela e tenho como provar que eu não agredi e fui mantido em cárcere privado, registrei queixa crime contra ela. Tenho aúdios, ligações para o pai dela pedindo para acalmar a situação, ligações para minha mãe e amigos na data e hora do ocorrido. Vídeos no momento do acontecido provando que eu estava apenas querendo sair de casa e me defendendo das agressões dela. Tenho todas as provas necessárias que mostram que ela é desequilibrada e só quer vingança por eu ter terminado esse relacionamento", disse João ao jornalista.
Ainda de acordo com o ator, uma reunião será feita em breve com sua advogada para que "ele tome as medidas cabíveis e necessárias a fim de processar a ex por calúnia e difamação". No que diz respeito às imagens, João lamentou ocorrido e disse que "não é justo o que está acontecendo com ele no momento em que está justamente iniciando a sua carreira e irá tomar todas as medidas necessárias para que a justiça seja feita". João disse que "irá se pronunciar somente quando todas as provas estiverem na mão da delegada e também tiver um perito para analisar o vídeo completo".