Quantcast
Channel: Revista Quem Acontece
Viewing all articles
Browse latest Browse all 971807

Conheça os benefícios da ioga e os óleos ideais para se usar na prática

$
0
0
Gisele Bündchen (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Ioga faz bem para o corpo e para a alma. Que o digam a top model Gisele Bündchen e as atrizes Grazi Massafera, Letícia Colin e Isis Valverde. Vira e mexe, as quatro postam em suas redes sociais imagens em que aparecem nas posturas da prática milenar indiana que é uma aliada na busca do equilíbrio entre corpo e mente. Para quem sofre de ansiedade e/ou depressão, a ioga é uma ótima alternativa complementar ao tratamento convencional. Após ou até mesmo durante a prática, o praticante já começa a sentir melhora em sua disposição e maior objetividade na execução das tarefas do dia a dia. "A prática da ioga também aborda exercícios respiratórios chamados pranayamas, como ferramentas de expansão, direcionamento e intensificação do fluxo da energia no corpo, além de ajudar na limpeza de canais de energia, fortalecendo a conexão com a sua energia vital", explica Joyce Berndt, professora co-fundadora do movimento Mais Yoga Por Favor.

Joyce afirma que algumas posturas físicas e exercícios respiratórios antes de dormir podem fazer o praticante se sentir mais relaxado ao final do dia. Basta reservar cerca de 30 minutos diários para realizar uma série de posturas reconfortantes, que propiciam um sono de melhor qualidade. "Por meio da conexão entre corpo e mente, alguns exercícios estimulam o relaxamento, abrandam as oscilações mentais e a frequência cardíaca. Com isso aliviam-se as tensões e ajuda a relaxar o corpo", completa a professora.

Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)

 



Em relação à perda de peso, como a prática auxilia no tratamento da ansiedade, e sendo a comida em muitos casos o objeto "escape" em algumas pessoas, é possível notar uma melhora significativa, na quantidade e qualidade nutricional, uma vez que a prática ajuda no cerne da questão em si e não apenas no sintoma. Com a ioga, o praticante aprende a usar ferramentas para lidar melhor com as frustações e com os obstáculos cotidianos. Além disso, as posturas, conhecidas como àsanas, estimulam também a glândula tireóide, responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento do metabolismo do corpo. "Algumas metodologias mais vigorosas da ioga promovem inclusive uma alta queima calórica, tendo em vista o grande trabalho no sistema cardiovascular", explica Joyce.

Segundo a professora, a prática ainda diminui os níveis de colesterol, melhora problemas respiratórios e ajuda no controle da pressão arterial. "A ioga pode fortalecer os músculos ao mesmo tempo que aumenta a amplitude de movimento do corpo físico", afirma Joyce, acrescentando que através das posturas, órgãos internos e glândulas endócrinas também são trabalhadas, o que proporciona benefícios para saúde e resistência imunológica em geral.

Letícia Colin (Foto: Reprodução/Instagram)

 

OS BENEFÍCIOS DOS AROMAS
Para o praticante se beneficiar ainda mais durante a ioga, é preciso escolher o aroma mais apropriado para cada propósito. A terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato explica que preparar o ambiente para a prática meditativa é fundamental. "Quando falamos de ioga, falamos em um ritual de concentração. E os aromas contribuem para ajudar nesse ambiente,  para tirar a pessoa do caos e criar o o universo dela", diz Márcia, explicando que o cedro é indicado para conexão interior, o eucalipto para respiração, o lemongrass para disciplina e a lavanda para equilibrar.

Márcia conta que há uma maneira correta de usar os óleos no ambiente durante a prática. "É necessário colocar 8 gotas do óleo essencial escolhido em difusor de ambiente, diluído em água", afirma. Outro óleo indicado por Márcia é o de sândalo. "Ele tem propriedades clínicas que ajudam a interiorizar o relaxamento profundo, ou seja, o praticante consegue se conectar com seu interior. É um óleo muito bom porque propicia um aquietamento da mente e uma conexão consigo mesmo", sugere.

Isis Valverde (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Isis Valverde (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Isis Valverde (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

A terapeuta esclarece que cada óleo tem uma ação diferente, mas é preciso também optar por aromas agradáveis a cada um. "O aroma é algo muito pessoal, vem pelo sistema olfativo. Cada um tem sua memória olfativa. Muita gente gosta de um aroma amadeirado, mas nem todo mundo. Cada um deve criar o seu momento e o seu ritual para relaxar e se conectar consigo mesmo", conta.

Outra dica de Márcia é o óleo essencial de laranja doce. "Ele traz alegria e dosposição na hora de fazer a prática", explica. Já o de gengibre traz luz para o praticante. "É legar para abrir o chacra cardíaco", conta. Outro óleo indicado pela terapeuta é o de gerânio. "Trabalha a vibração do chacra cardíaco, é indicado para quem está naqueles momentos de falta de vibração, de TPM. É um aroma delicioso e desperta o perdão", ensina.

Gisele Bündchen (Foto: Reprodução/Instagram)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 971807

Trending Articles



<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>