Glória Pires viu todos os flashes apontarem em sua direção na noite de sexta-feira (9), no Rio Grande do Sul. A atriz prestigiou o Festival de Cinema de Gramado, evento que está na 41ª edição e a homenageou com o troféu Oscarito, destinado a grandes atores do cinema brasileiro.
Apesar da chuva que caiu no local, ela recebeu ajuda para se chegar à entrada do festival. Ainda nesta semana, Glória lançou mais um projeto no cinema, o filme Flores Raras.
Betty Faria recebeu o troféu Oscarito em 2012 e Fernanda Montenegro foi agraciada em 2011. De acordo com a organização do evento, o ator Othon Bastos será homenageado com o Kikito de Cristal. Já o troféu Cidade de Gramado apresenta duas homenagens: para o ator Wagner Moura e para o filme Sargento Getúlio.
Protagonizado pela atriz, pela norte-americana Miranda Otto e dirigido por Bruno Barreto, o filme conta a história verídica do romance entre a poea Elisabeth Bishop (poeta americana vencedora do Prêmio Pulitzer em 1956) e Lota de Macedo Soares (“arquiteta” carioca que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo).