Assim como em qualquer processo de produção existem complicações, com “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” não poderia ser diferente. Ao longo da criação do roteiro até a última batida de claquete, muitas coisas fugiram do esperado. Listamos algumas delas:
Briga na justiça
Os produtores vivenciaram um episódio nos bastidores que quase colocou fim a toda produção, em 2008. Herdeiros do autor, J.R.R. Tolkien, chegaram a pressionar o fim do blockbuster caso não vissem a cor dos US$ 200 milhões que os executivos deviam referente aos direitos da trilogia anterior. Bafo!
Troca de cadeiras
Era Guillermo del Toro (diretor de "O Labirinto do Fauno) que assinaria a direção. Mas ele mesmo desistiu da ideia em maio de 2010 por causa de constantes atrasos para o início do projeto e dificuldades financeiras iniciais. No final das contas, ele se tornou o roteirista e Peter Jackson, que era apenas produtor, tomou a frente após cinco meses de indefinição.
Confusão com pagamentos
Reclamações vinda da equipe técnica foram outros problemas que ameaçaram a produção do filme. Alguns funcionários estavam descontentes ao longo do processo, uma vez que se sentiam mal tratados e não recebiam em dia. Xi...
Preconceito?
Nova Zelândia, local onde o filme foi rodado, se viu em meio a uma polêmica. A produção do filme espalhou anúncios informando que procurava-se por pessoas de "tom de pele claro". A história pegou nada bem... E, para piorar, a atriz paquistanesa Naz Humphreys chegou a ser impedida por um dos selecionadores do filme a participar por causa da cor da pele. O agente foi demitido pouco tempo depois pelo diretor.
Tomada 1, gravando!
Em 20 de março de 2011, todo o elenco e produção deram início às filmagens dos três filmes juntos. O processo acabou apenas 14 meses depois! No começo, se imaginava apenas dois filmes. Mas tanto o diretor como a Warner Bros quiseram redividir em três episódios.
Papel disputado
Enganam-se quem acredita que Martin Freeman já tinha espaço garantido como o protagonista Bildo Bolseiro nos três "Senhor dos Anéis". O martelo só foi batido de fato depois de certa discussão.
Em 2009, boatos comentavam que Tobey Maguire (Homem Aranha) iria ser o novo ator a dar vida ao papel. Pouco tempo depois, Daniel Radcliffe, Shia LaBeouf, David Tennant, James McAvoy e Erryn Arkin chegaram a ser cotados a interpretar Bilbo Bolseiro.
Do zero!
De acordo com sites especializados, os elementos digitais desenvolvidos em “O Senhor dos Anéis” não foram reaproveitados em “O Hobbit”. Isso aconteceu porque a tecnologia se desenvolveu tanto de 10 anos para cá que tudo o que foi produzido ficou obsoleto.
Para a TV
O ator Ian McKellen gostaria de ver uma minissérie de TV sobre o livro, que durasse cerca de 13 episódios com uma hora de duração cada.