A atriz venezuelana Gabriela Spanic, que no Brasil é famosíssima pelos papéis de Paola Bracho e Paulina Martins em A Usurpadora, novela que foi reprisada recentemente pelo SBT, pode brilhar em um de dois remakes que a emissora mexicana Azteca está fazendo de novelas brasileiras.
A primeira delas é Rainha da Sucata, de 1990, que foi protagonizada por Regina Duarte e que no México recebeu o nome provisório de La Reina de la Chatarra. A segunda é A Favorita, de João Emanuel Carneiro, exibida pela Globo entre 2008 e 2009.
Ambas as produções estão engavetadas a algum tempo, mas devem sair do papel no ano que vem. A TV Azteca, que atualmente mantém contrato milionário com a venezuelana, tem parceria com a Rede Globo, mas pouca coisa foi produzida neste sentido desde que o acordo começou.
Gabriela Spanic voltou ao México em 2010 após um contrato nos Estados Unidos para interpretar a vilã de Soy Tu Dueña, do gigante grupo de comunicação Televisa. Posteriormente, ela assinou contrato com a Azteca reclamando que não tinha mais papéis de protagonista, e estrelou outras duas novelas: Emperatriz, de 2011, e La Otra Cara Del Alma, de 2013.
A Azteca pretende em alguns anos chegar perto dos índices de audiência da Televisa. Conta com a parceria com o Brasil, portanto, para atingir tais números.
Vale lembrar que, em recente entrevista a QUEM, a própria Spanic disse que se apaixonou pela novela A Favorita, que foi exibida por lá em sua versão original.
Atualmente, a atriz estrela o reality show Te Amo a Tiempo México, que mostra a venezuelana visitando locais turísticos do país e mostrando ao próprio povo mexicano um pouco da cultura perdida deles.