
Juliana Alves, de 34 anos, comemorou cinco anos à frente da bateria da Unidos da Tijuca e, de tão apaixonada pelo posto, garante que não sentiu cansaço para conciliar os intensos ensaios da escola de samba com as gravações da novela Sol Nascente, na qual interpreta a caiçara Dora. Namorando o diretor de cinema Ernani Nunes, de 46, Juliana responde à repórter Carla Neves as perguntas enviadas pelos leitores de QUEM e conta estar realizada: “Existe respeito e admiração muito grandes entre nós. Queremos muito estar juntos”.
1. Qual a sensação de pisar na avenida como rainha de bateria?
Aurisandro Lima, Fortaleza (CE)
É sempre muito emocionante. Sinto frio na barriga ao pisar na Marquês de Sapucaí. Mas é uma sensação nova a cada ano. A responsabilidade é grande. São meses de ensaio! Fico ansiosa para que corra tudo de forma perfeita na hora do desfile. É um momento em que realmente me entrego e deixo a emoção tomar conta.
2. Se não fosse atriz, o que gostaria de fazer?
Ana Clara Bueno, Itapetininga (SP)
Estava entrando em Psicologia quando comecei a trabalhar como atriz. Cursei dois anos. Hoje, a profissão de atriz me realiza.
3. Beleza contribui ou talento é suficiente?
Fael Mendes, Tutoia (MA)
Beleza e talento abrem portas. O difícil é mantê-las abertas e abrir novas. É preciso disciplina, humildade, sorte e dedicação.
4. O que acha do feminismo nos dias de hoje?
Mariana Campos, Volta Redonda (RJ)
Homens e mulheres têm diferenças de gênero e elas têm que ser reconhecidas. Mas os direitos, as oportunidades e os valores devem ser igualitários.
5. Partiu de você se inscrever no BBB3?
Dênio Pires, Arinos (MG)
Fazia teatro e dança, e olheiros me chamaram. Não me inscrevi. Não porque não achasse bom. Eu só achava que seria impossível.
6. O que te faz dizer sim a um papel?
Felipe Matos, Florianópolis (SC)
A possibilidade de desenvolver um bom trabalho, de me superar, de criar. Gosto de mergulhar nos conflitos dos personagens.
7. Já sofreu racismo?
Bernadete Molon, São Paulo (SP)
Vivi situações de agressividade e ofensas. Mas tinha consciência de que aquilo era uma falha do outro e não minha. Quem não consegue me enxergar como alguém que mereça estar num determinado espaço tem problema, não?
8. Foi difícil se firmar como atriz por ser ex-BBB?
Priscila Lacerda, Curitiba (PR)
Antes do BBB, já desenvolvia atividades artísticas. Só não tinha experiência como atriz profissional. E se já era artista, tinha o direito de estar ali e aprender com as experiências que estava vivendo. A vontade de evoluir me fez seguir em frente e continuar trabalhando. Sempre fiz a minha parte.
9. Você tem ídolos?
Nathalia Fernandes, Rio de Janeiro (RJ)
Admiro mais os ideais do que as pessoas. Mas tive alguns. Bob Marley, Barack Obama, Martin Luther King, Nelson Mandela. Meus pais, Maria de Fátima e Sebastião, também sempre foram exemplos fortes para mim.
10. Algum segredo para manter o corpo em dia?
Júlia Costa, Rio de Janeiro (RJ)
Segredo, não. Quando quero perder peso, intensifico atividades aeróbicas. É matemática. Gasto mais e como menos. Também me ajudam o chá de hibisco e de gengibre, que fortalecem o organismo. E bebo muito líquido.
11. Já fez dieta para se encaixar nos padrões da TV?
Silvia Duarte, São Paulo (SP)
Já me rendi a isso. Mas hoje, não vivo mais sob pressão. E fico feliz quando vejo que muitas mulheres se identificam com meu biotipo.
12. Como conheceu seu namorado?
Victor Alves, Bauru (SP)
Foi durante um trabalho, em 2001, mas nunca mais o vi. Ano passado, ele me chamou para participar do longa dele, Gostosas, Lindas e Sexies, que vai estrear em abril. Começou durante as filmagens.
13. Pensa em casar e ter filhos?
Maria Eduarda Borges, Porto Alegre (RS)
Agora tenho pensado mais em casar e ter filhos. Resolvia a vontade de ser mãe com minhas sobrinhas. A Lara tem 12 anos e a Isis, 10. Ou seja, tenho 12 anos de treinamento.
14. O que procura em uma relação a dois?
Fernando Alves, Araruama (RJ)
O sentimento, o respeito e a admiração são três pilares determinantes para o relacionamento. Faz toda diferença estar com alguém que quer muito estar comigo. Nesse relacionamento que vivo hoje, isso é determinante.
15. Tem independência financeira?
Susana Veiga, Belém (PA)
Com meu trabalho consegui o mais importante, que é meu sustento, além do meu apartamento e de outras coisas particulares. Não tenho vida de luxo, mas tenho tranquilidade e paz.

Fotos: Fabio Cordeiro/Ed. Globo; Stylist: Rafa Nunes; Produção De Moda: Victor Mazzei
Agradecimentos: Patricia Nascimento, Monte Carlo Joias, Carrano, Calla Atelier, Diviníssima Acessorios, Pri Schiavinato, Cecconello, Iorgio Vox, M. Glam