Estreia nessa segunda-feira (20), na Globo, a novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, que promete abordar com seriedade assuntos que a TV brasileira ainda não tinha desmembrado com tanto afinco, como as relações homossexuais.
Tratada pela imprensa como inovadora, a trama traz ainda um personagem dúbio, interpretado por Matheus Solano, um gay enrustido, que contrata garotos de programa para se satisfazer e que é, pasme, vilão da novela!
Pensando na temática, listamos alguns personagens homossexuais de novelas da emissora que tiveram boa recepção do público. Será que o êxito vai se repetir?
Cássio (Marco Pigossi)
Novela: Ti-ti-ti
Na época com 20 anos, Marco Pigossi teve o seu primeiro papel de destaque em Ti-ti-ti como o homossexual Cássio, um fashionista discreto, muito querido pelo público.
Orlandinho (Iran Malfitano)
Novela: A Favorita
O confuso Orlandinho era afeminado, mas querido pelo público. Tão querido que, entre idas e vindas, acabou descobrindo que era, na verdade, hétero, e se apaixonou por Maria do Céu (Deborah Secco).
Stela (Paula Burlamaqui)
Novela: A Favorita
Na novela, Stela chegava à cidade rodeada de polêmicas. A personagem já tinha sido casada com outra mulher e acaba se apaixonando por Catarina (Lília Cabral), que sofria nas mãos do marido repressor. No final, Catarina se descobre gay e as duas ficam juntos, em um dos poucos desfechos do gênero que tiveram a torcida do público.
Bernardinho (Thiago Mendonça)
Novela: Duas Caras
Sempre afemindo, Bernardinho era incompreendido por sua família, graças ao seu trejeito. O garoto tinha ódio de Carlão (Lugui Palhares), que vivia lhe fazendo bullying. No final, o machão mostra que, na verdade, era homofóbico porque estava apaixonado pelo menino. E claro, os dois ficam juntos após o perdão.
Rubinho e Marcelo (Fernando Eiras e Thiago Pichi)
Novela: Páginas da Vida
Na trama de Manoel Carlos, Rubinho e Marcelo eram um casal de longa data, aceitos pelos amigos da alta sociedade carioca. Apesar do tema, eles tiveram pouco destaque na trama e terminaram juntos adotando o filho da empregada.
Rodrigo e Tiago (Carlos Casagrande e Sérgio Abreu)
Novela: Paraíso Tropical
Na trama, o casal veio com a proposta de levantar um tema sério, das relações homossexuais que duram muitos anos. Os dois são casados, trabalham juntos em um hotel e passam longe dos estereótipos. Apesar disso, a falta de conflitos fez com que eles ficassem um tanto apagados na novela.
Junior (Bruno Gagliasso)
Novela: América
Abordando o tema com seriedade, a trama falou sobre um jovem aspirante a estilista (mas que era pressionado pela mãe a assumir a fazenda da família) que sofria calado por ser gay. A novela engrena com a chegada do caubói Zeca, que começa a mexer com os desejos de Junior. Os dois terminaram juntos e criou-se grande expectativa sobre um beijo gay, que foi até gravado, mas não foi ao ar.
Eduardo (Rodrigo Andrade)
Novela: Insensato Coração
A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que estreou em 2011, foi fundo em um assunto que na época era muito discutido pela mídia: o assassinato e espancamento de homossexuais. O núcleo gay era representado por muita gente - inclusive existia na novela até um quiosque de praia LGBT -, mas quem teve mais destaque foi Eduardo (Rodrigo Andrade), que no começo da trama também sofria e não conseguia assumir a homossexualidade.
Jenifer e Eleonor (Mylla Christie e Bárbara Borges)
Novela: Senhora do Destino
As duas tinham um relacionamento bastante discreto, que se desenvolveu no meio da novela e seguiu forte até o final, quando elas adotam um bebê negro. Apesar de não ter rolado beijo, os diálogos eram bem picantes. Do outro lado da trama, a vilã Nazaré (Renata Sorrah), também chegou a fazer sexo com outra mulher (interpretada por Cláudia Abreu em participação especial) só para conseguir o que queria.