Uma pele boa e bem tratada é o sonho de toda a mulher. Mas, vamos combinar? Nenhuma pele é tão lisa e de porcelana como as que vemos por ai nos programas de Photoshop. Até mesmo as famosas de Hollywood são gente como a gente e possuem manchinhas e imperfeições no rosto.
Jennifer Lawrence, por exemplo, está ai para fazer a gente se sentir um pouco melhor e mais real. No red carpet, LINDA com a pele iluminada e cheia de vida. No dia a dia, com a pele natural, ela mostra que também precisa de um retoquinho.
Pensando nisso resolvi montar esse pequeno guia de maquiagem para peles, com algumas dicas valiosas para o seu dia a dia e também para caprichar ainda mais para uma festa ou noite especial. Além do passo a passo para a preparação da pele, dou alguns truques que costumo usar para deixar a pele lisinha, iluminada e cheia de vida.
Se você quiser conversar comigo ou sugerir pautas para o QUEM Inspira, mande um e-mail para queminspira@edglobo.com.br ou converse comigo pelo Instagram, no @vbessell. Vamos ao passo a passo?
Benefícios do primer
Os produtos pré-maquiagem são ótimos para unificar a pele, disfarçar pequenos defeitos e preencher linhas de expressão e rugas. O primer diminui os poros tornando-os menos visíveis. Passe o produto em todo o rosto com a pele limpa e espere secar bem. Foto: Make B. Primer Facial Alta Definição (R$ 61, 99)
Base: qual tipo usar?
A escolha do tipo da base é tão importante quanto sua tonalidade. Pessoas com a pele oleosa, por exemplo, devem fugir das que são formuladas em creme, e as que tem a pele seca, jamais devem passar a em pó. A base ideal é aquela que fica invisível em sua pele, dando o aspecto de que você está sem maquiagem, com a pele naturalmente linda. A economia na hora da compra também pode acabar saindo caro!
Em pó: perfeita para quem tem a pele oleosa. Não deve ser confundida com pó translúcido ou matificante.
Líquida: é a mais fácil de aplicar e, a grande maioria das marcas, possui fórmulas à base de água ou à base de óleo, proporcionando uma camada mais pesada. Pessoas com a pele oleosa devem sempre procurar as oil-free, à base de água.
Creme: Esta é a melhor opção para peles secas. Sua aplicação deve ser feita com mais atenção, já que é mais fácil de ficar acumulada.
Em barra: Semelhante ao creme, mas ainda mais pesada. Esta opção pode ser usada tanto como base como corretivo, mas não é indicada para peles secas.
Hidratantes coloridos: São os mais populares hoje em dia, e perfeitos para o dia a dia. As mais beneficiadas são as mulheres com pele mais clara, já que os hidratantes apenas uniformizam o tom.
DICA: Se quiser ter uma textura mais leve, misture seu hidratante de rosto preferido com a base líquida. Atente apenas para as fórmulas! Uma base à base de óleo não se misturará a um creme à base de água.
Escolha da cor:
Todas nós costumamos experimentar a maquiagem nas mãos, com vergonha de sair da loja com o rosto manchado de maquiagem de teste. Meninas, melhor passar uns minutinhos na loja com o produto na testa do que comprar e se arrepender em casa. E fora que hoje em dia as vendedoras sempre nos oferecem algodão com demaquilante. A base ideal é aquele que fica transparente na sua pele depois de aplicada, como se você tivesse uma pele naturalmente linda!
O corretivo ideal:
O QUEM Inspira já indicou para vocês uma vez as cores dos corretivos para cada tom de pele. O produto errado pode arruinar toda a sua maquiagem, criando aquele efeito panda nos olhos. O corretivo usado em torno dos olhos costuma ser de um tom diferente do usado no rosto. Para disfarçar olheiras, é melhor puxar para o tom pêssego ou damasco.
Como passar?
Nos olhos, gosto de fazer um triângulo cobrindo toda a região mostrada na foto acima. A melhor forma de aplicar é com um pincel maior, geralmente indicado como de base. O pincel ajuda a chegar em pontos que o dedo muitas vezes passa longe. Se quiser uma aplicação mais reforçada, de tapinhas de leve com a ajuda do dedo.
Os corretivos coloridos também são uma boa pedida: use o verde para cobrir vermelhidão, o lilás para o amarelado, o amarelo para marcas roxas e os azuis para manchas alaranjadas.
DICA: Se você tem olheiras, evite usar corretivos muito brancos. Ele só enfatizará a área escura ao invés de disfarça-la! Para ajudar, passe primeiro um corretivo em tom pêssego ou damasco e, em seguida, passe um mais rosado.
A ordem dos fatores altera o produto, SIM!
Gente, a base deve sempre ser passada ANTES do corretivo. Caso o contrário, todo o trabalho que você teve em corrigir olheiras e manchinhas será estragado pela aplicação da base.
Contorno:
Utilize as cores a seu favor na hora de disfarçar aqueles pontos do rosto que não a agradam tanto.
Ao brincar com sombra e realce você destacará regiões e disfarçará outras. O importante nesse caso é conseguir fazer o trabalho de espelho, simetricamente dos dois lados, independente do tipo de produto que usará (pó ou creme). Na imagem abaixo, mostro quais partes do rosto devem ser realçadas, e quais sombreadas.
Blush e iluminador:
O blush deve ser passdo na maça do rosto, em um distância de dois ou três dedos do nariz. O iluminador serve para descatar pontos especificos do rosto, mas quando usado com exagero, fica feio. Passe discretamente na pontinha do nariz e do queixo (se eles não forem pontudos!), no topo da maçã, no arco da sobrancelha e no canto interno dos olhos.