
Ferrugem chega ao fim de 2019 com motivos para comemorar. Para Quem, ele mostra o resultado do ensaio natalino que realizou com a mulher, Thais, e as três filhas -- Júlia, Sofia e Aurora -- e conta que gosta de celebrar a data em família.
Com 25 quilos a menos, o cantor, de 31 anos de idade, não passará longe das delícias preparadas para o Natal, mas afirma estar disciplinado. "Mudei meus hábitos alimentares por completo, além de ter começado a praticar exercícios físicos. No Natal, vou comer normalmente, mas de forma regrada."
Para 2020, o ritmo de trabalho já está a mil por hora. O cantor se apresentará no tradicional Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, e já inicia o ano envolvido com a divulgação do DVD Chão de Estrelas e da música Segundo Plano.
Quem: Você fez um ensaio em clima natalino com sua mulher e suas filhas. Como costuma celebrar o Natal?
Ferrugem: Bem como o clima das fotos sugere, com toda a família reunida. É muito amor envolvido e esse é sempre o maior presente que podemos ter e dar uns aos outros.

Entre os quitutes, o que é uma tradição na sua família?
A ave natalina não pode faltar, assim como um bom panetone, né?
Que tipo de brincadeiras costuma fazer com as crianças? Que valores gosta de transmitir a elas?
Fazemos todos os tipos de brincadeiras. É importante para qualquer criança se descobrir e interagir entre si. Lá em casa é assim: as meninas brincam o tempo todo, mesmo com a diferença de idade. Quero transmitir a elas sempre a mensagem do respeito ao próximo, do amor, da tolerância, da honestidade, da educação e de serem íntegras.
Quais suas principais recordações do Natal de quando era mais jovem? Como eram as comemorações na sua infância?
Sempre com muito amor, música, brincadeiras e a família toda reunida. Lembro dos meus avós e pais em especial, pois é a eles que devo o cara que emsou hoje. São só memórias carinhosas. Momentos que também quero passar ao lado das minhas filhas para que, no futuro, elas tenham tantas lembranças boas da infância, como as que eu tenho.

Até quando acreditou em Papai Noel?
E ele não existe? Dia 25 vai passar lá em casa para as minhas meninas.
Você emagreceu bastante ao longo do ano. Nas festas de fim de ano, você abre mão da dieta ou pretende se manter na linha?
Eu mudei meus hábitos alimentares por completos, além de ter começado a praticar exercícios físicos. No Natal, vou comer normalmente, mas de forma regrada. O meu médico, o Dr. Rainer Moreira, sempre me diz para me alimentar de forma consciente e regrada.
Antes de 2019 chegar ao fim, você esteve entre os indicados ao Melhores do Ano. Como foi participar da tradicional premiação do Domingão do Faustão?
Foi uma alegria poder estar ao lado de tantos amigos, do Faustão e do público. Nos divertimos bastante nos bastidores, afinal torcemos sempre uns pelos outros. Além disso, participar da homenagem ao Gabriel Diniz foi um momento de emoção, mas que conseguimos manter a alegria que ele sempre transmitia.

Que balanço você faz do seu ano de 2019?
Esse foi um ano muito especial em vários aspectos. Lancei o DVD Chão de Estrelas, nome pensado como uma forma de homenagear os meus fãs. Com esse projeto passei por diversas cidades do País e pude estar mais perto de cada um. Além disso, emagreci mais de 25 quilos com o apoio da minha mulher. Minha família ficou mais unida do que nunca. Fiz ainda parcerias especiais na música com grandes amigos e tive a surpresa de ser indicado há prêmios. Logo mais, em uma semana, farei a minha estreia no Réveillon de Copacabana. Espero levar muita alegria aos que estiverem lá para começarmos o novo ano com toda sorte do mundo.
Já tem planos para 2020? O que pode adiantar?
Tenho sim, mas ainda não posso contar (risos). No começo do ano que vem, espero já poder falar mais.
Como pretende iniciar o novo ano?
Ao lado do público e da minha família. Além de estar dedicado a finalização do projeto do DVD Chão de Estrelas, com a música de trabalho “Segundo Plano”.
Segue algum ritual para a virada do ano?
Posso dizer que estar ao lado de quem amo e poder cantar são sempre as melhores tradições. Neste ano então, poderei estar ao lado de milhões de pessoas para cantar e celebrar a chegada de 2020. Vai ser especial.


